Páginas

quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Cerco e prisão no São Miguel


Publicado em 14 de dezembro de 2011
O cerco comandado pelo major Lourival Lima, da 2ªCia/5ºBPM (Messejana), culminou na prisão de vários suspeitos
KID JÚNIOR
Depois do tiroteio que deixou dois mortos e quatro feridos, a PM voltou a ocupar a área para capturar as gangues

Após o tiroteio que deixou duas pessoas mortas e outras quatro feridas no Conjunto São Miguel, em Messejana, foi montada uma força-tarefa, na manhã de ontem, pela Polícia Militar para prender os envolvidos no crime e fazer a comunidade voltar à calmaria.

Devido à troca de tiros entre duas gangues que brigam pelo domínio do tráfico de drogas na área, o jovem Leury Firmino Moura, 19, que não tinha antecedentes criminais, morreu na hora. O amigo dele, William Florêncio Souza, 22, ainda foi encaminhado ao ´Frotinha´ de Messejana, entretanto morreu na sala de ressuscitação.

Internados

Dos quatro feridos no tiroteio, dois permanecem internados no ´Frotinha´. Os demais foram transferidos para o Instituto Doutor José Frota (IJF). Charles Silva dos santos, 22, um dos que permanecem no "Frotinha", contou que não sabe nem quantos tiros levou. "Vi uns caras correndo com arma na mão, mas não conheci nenhum deles. Depois, só senti que tinha sido baleado e acordei aqui, no hospital", disse o rapaz, acrescentando que era amigo dos jovens que morreram, porém garante que não faz parte de nenhuma gangue.

Desde as primeiras horas da manhã, os comandantes da 2ª e 4ª companhias do 5ºBPM e policiais da Coordenadoria de Inteligência (Coin) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) se reuniram e traçaram estratégias para ocupar a área do Parque São Miguel.

O comandante da 2ª Companhia do 5ºBPM, major Lourival Lima lembrou que a rixa entre bandidos das comunidades do Coqueirinho e Mangueira não é mera rivalidade entre gangues. "A briga é pelo domínio do tráfico de drogas", afirmou. A ação de saturação e ocupação do Parque São Miguel teve ainda o apoio de várias equipes do Raio (Rondas de Ações Intensivas e Ostensivas).

Em um terreno localizado atrás de uma igreja evangélica, na Rua Santa Rita, os policiais encontraram cinco homens, todos com antecedentes criminais. Na carcaça de um carro velho, eles esconderam uma pistola calibre 380, dois carregadores, uma faca e munições.

Entre os cartuchos apreendidos estavam de pistola ponto 40 (de uso restrito das forças policiais) e de espingarda calibre 12 (escopeta). Os suspeitos foram reconhecidos como participantes do tiroteio. São eles: Raul Pablo Cunha Costa, 20, que responde a cinco processos por roubo; Francileudo Ferreira Lima, 23, que se vangloria de ter várias passagens pela Polícia, por ter cometido diversos crimes; Francisco Jarlan Matos da Silva, 20, acusado de assalto e suspeito de planejar a morte de um policial militar; Mawinier Ferreira da Costa, 21, acusado de tráfico de drogas e roubos, e Ricardo Rabelo da Silva, 18, suspeito de envolvimento em vários crimes de morte cometidos naquela área.

Transferência

Os presos foram encaminhados ao 35º Distrito Policial (Curió), onde foram autuados em flagrante. O titular daquela delegacia, Hélio Marques de Carvalho, informou que o grupo deverá ser transferido para a Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), já que muitos crimes de morte são atribuídos aos integrantes da quadrilha.

O comandante da 4ª Companhia do 5ºBPM, capitão Marcos Luiz, ressaltou que a rápida identificação dos bandidos só foi possível devido às informações passadas pelos moradores das duas comunidades. O oficial da Polícia Militar salientou que a população das comunidades são compostas por pessoas honestas e trabalhadoras. "Infelizmente, a bandidagem tenta dominar essas áreas, mas a Polícia está pronta para não permitir isso", garantiu.

Ocupação

A ocupação do São Miguel foi determinada pessoalmente pelo comandante geral da PM, coronel Werisleik Ponte Matias, por prazo indeterminado.

Balanço

89 pessoas foram mortas, nos últimos quatro anos, no São Miguel. A maioria dos crimes ocorridos ali tem como motivo a disputa pelo tráfico de drogas

FERNANDO RIBEIRO/FERNANDO BARBOSA
EDITOR DE POLÍCIA/REPÓRTER
Diariodonordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário