Páginas

quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

O que é e como funciona o Projeto Educação de Trânsito na Escola?

 
O Projeto de “Educação de Trânsito na Escola” foi idealizado pelo Major PM Francisco Borges da Silva Neto, Comandante do 3º Distrito de Polícia Rodoviária Estadual de Caicó-RN, e a execução ficou por conta dos policiais militares: Sd Ferreira, Freire, C. Medeiros, Josicleber e Noédyson. Com suporte de apoio do Sd Hudson e Jardes.

O Projeto tem por objetivo desenvolver ações educativas e recreativas sobre trânsito, direcionadas aos alunos das escolas da rede pública, preparando-os, orientando-os e conscientizando os futuros usuários das vias sobre seus direitos e deveres à luz do Código Brasileiro de Trânsito, buscando a mudança do perfil do nosso usuário de trânsito.

O presente projeto justifica-se, portanto, pela necessidade de formarmos condutores e pedestres mais educados e conscientes dos seus direitos e deveres formando-os desde o ensino fundamental. Tal processo facilitará o futuro condutor de veículos e pedestres, uma vez que desde criança ele irá aprender noções básicas de segurança no trânsito.

O instrutor é um policial militar do 3º Distrito de Polícia Rodoviária Estadual, voluntário, que na sua folga dará aulas gratuitamente para as crianças. Seu perfil é de educador e visa dá uma pequena contribuição para a formação dos discentes das escolas públicas municipais e estaduais de Caicó-RN.

O Projeto adota uma Cartilha Educativa, onde iremos trabalhar dez lições de trânsito num intervalo de quarenta e cinco minutos cada lição.
Paralelo à cartilha, o instrutor exibe “vídeos” relacionados aos assuntos específicos em pauta. Também
poderá utilizar a arte com desenhos ou pinturas na tentativa de externar a aquisição do assunto.
As aulas são teóricas e práticas. As três lições de “Semáforo e faixa de pedestre”, os alunos são deslocados da sala de aula para o campo, ou seja, semáforo ou faixa de pedestre mais próxima.

A avaliação se dá no encerramento das lições com a “Simulação de trânsito” que visa através da montagem de um ambiente de trânsito (joguinho) aumentar a capacidade cognitiva dos alunos. Ao final, todos serão vencedores: pela participação, aprendizado e, principalmente pela reflexão e sensibilidade a esse assunto tão vital. Este é o projeto. 

O Maj Silva Neto e aquipe deseja a todos um feliz natal e um 2012 cheio de muita paz e saúde para todos!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário