Páginas

terça-feira, 15 de maio de 2012


SE A ONDA PEGA!


SOLDADO DA PMRN PODE SER PRESO POR DECLARAÇÃO EM REDE SOCIAL

SOLDADO DA PMRN PODE SER PRESO POR DECLARAÇÃO EM REDE SOCIAL
SOLDADO DA PMRN PODE SER PRESO POR DECLARAÇÃO EM REDE SOCIAL
A Polícia Militar do Rio Grande do Norte decidiu prender um soldado que, há dois anos, publicou no Orkut "expressões desrespeitosas e grosseiras" contra oficiais. Para a corporação, ele cometeu um "atentado à disciplina militar".

Erick Jonatas Freire foi punido com 21 dias de prisão, por transgressão considerada grave. Uma sindicância foi aberta em 2010, e a decisão de puni-lo foi publicada na terça-feira (8).

O tenente-coronel Zacarias Mendonça, chefe da assessoria de comunicação da PM, disse que o soldado divergiu da opinião de um tenente em uma comunidade do site voltada a policiais.

Segundo Mendonça, Freire questionou a autoridade do tenente "como se o ambiente da rede social fosse um mundo diferente". 

A mensagem publicada não está mais disponível na rede social. Mendonça e a defesa de Freire também não souberam informar os termos que foram usados no texto.

No processo, o soldado alegou que não foi o autor da mensagem e que seu perfil no Orkut foi "hackeado".

Para a PM, ele descumpriu o regulamento da categoria, que proíbe, entre outras coisas, ofender, provocar ou desafiar um superior.

A advogada do soldado, Kátia Lobo Nunes, disse que ficou "estarrecida" com a decisão e que vai recorrer.

Nunes afirmou que o regulamento militar fere a liberdade de expressão prevista na Constituição. "A democracia ainda não chegou aos quartéis", afirmou.

Segundo ela, o soldado pode ficar em liberdade, porque há possibilidade de a pena ser revertida. O problema, diz ela, é que Freire tenha a carreira manchada e seja dispensado se cometer um erro no futuro.


FOLHA.COM

Fonte Blog de Cabo Queiroz 

Nenhum comentário:

Postar um comentário