Marois é retirada do palco após disparo
Foto: AP
Foto: AP
O discurso de vitória da líder do Partido Quebequense (PQ), Pauline Marois, que ganhou as eleições legislativas realizadas na terça-feira na província, foi interrompido abruptamente por seu serviço de segurança quando um indivíduo disparou contra a política.
Marois acabava de proclamar "queremos um país" perante centenas de seguidores do PQ em um local de Montreal quando dois membros de sua equipe de segurança saltaram ao palco e retiraram rapidamente a próxima primeira-ministra de Québec.
Pouco depois, Marois voltou aparecer no local onde o PQ celebrava sua vitória eleitoral e solicitou a todos os presentes que evacuassem o lugar com tranquilidade.
Um porta-voz do PQ assinalou que um indivíduo havia disparado uma bala de festim contra Marois. Minutos depois, imagens de televisão mostraram vários policiais detendo um indivíduo e um foco de chama na porta traseira do local onde acontecia a reunião do PQ.
As imagens também mostraram um policial recolhendo uma espingarda do chão. A polícia de Montreal confirmou através de sua conta no Twitter a detenção de um suspeito e que duas pessoas haviam ficado feridas.
A televisão pública canadense CBC disse que o indivíduo detido gritou em francês "os anglos estão despertando". Um dos principais temas da campanha eleitoral de Québec foi a possibilidade que uma vitória do Partido Quebequense nas eleições abra a porta para a convocação de um terceiro referendo separatista, após os realizados em 1980 e 1995.
Nenhum comentário:
Postar um comentário