“Como primeiro ponto, passei pras mãos do Presidente Henrique Alves, representante legítimo de toda bancada federal, o Requerimento feito pela Comissão de Enfrentamento aos Efeitos da Seca, fruto de audiência pública realizada na Câmara Municipal de Pau dos Ferros”, escreveu o chefe do executivo em sua Página do Facebook.
A Audiência Pública sobre a estiagem e seca, proposta pelos vereadores pau-ferrenses, foi realizada no dia 03 de Abril, no Plenário desta Casa Legislativa.
“A realização da audiência tinha como objetivo buscar soluções imediatas para resolver o problema do pouco abastecimento, pois a qualidade que a água chega às casas é péssima” disse Tercia Batalha (PSB), autora da solicitação da audiência.
Naquela oportunidade, o diretor do DNOCS, Dr. Fausto Magalhães, enfatizou que, além de abastecer cidades vizinhas, a alta temperatura, ventos constantes e o consumo acima do que deveria, são fatores que contribuíram para o rápido esvaziamento da Barragem Pública de Pau dos Ferros; que tem apenas 9 milhos m³, dos 54 milhões m³..
Já o Chefe Regional da CAERN, Djalma Neres, que representou o Secretário de Recursos Hídricos do Estado, Leonardo Rêgo, disse que a quantidade e a qualidade atual da barragem são preocupantes. “Estamos fazendo ações preventivas, distribuindo panfletos informativos à população para informar os presentes problemas da água no município” disse.
“A CAERN bombeia 500 mil litros de água por hora”, destacou o Engenheiro Civil da empresa, Anderson Araújo; lembrando que, em algum momento, não haverá mais possibilidade de distribuir água para a população.
Para finalizar a Audiência Pública, foi formada a então Comissão de Enfrentamento aos Efeitos da Seca com representantes da Prefeitura, Câmara, CDL, CAERN, ROTARY CLUBE, UERN, SEMARH, DNOCS, LOJAS MAÇÔNICAS e EMATER.
“O requerimento feito pela comissão pede esforços no sentido de implantar, o mais rápido possível, a Adutora Expressa que trará água da barragem de Santa Cruz-Apodi para Pau dos Ferros e poços tubulares na Zona Rural e em principais Instituições Públicas”, finalizou o Prefeito, Fabrício Torquato; que entregou o mesmo documento ao Governo do Estado, através do Secretário de Recursos Hídricos, Leonardo Rêgo, e ao Ministro da Previdência, Garibaldi Alves Filho.
Nenhum comentário:
Postar um comentário