Por Edouard GUIHAIRE
O tratamento envolveu o transplante de células da cavidade nasal para a medula espinhal.
"Para mim, isto é ainda mais impressionante do que um homem caminhando na lua", afirmou o professor Geoffrey Raisman, do Instituto de Neurologia do University College de Londres (UCL).
Fidyka foi operado há dois anos. Agora ele consegue caminhar com um andador, ter uma vida normal e até mesmo dirigir um automóvel, quatro anos depois de ter sido esfaqueado pelo ex-marido de sua companheira.
"Quando começa a voltar, você sente que sua vida começou de novo, como se tivesse nascido de novo. É uma sensação incrível, difícil de descrever", declarou Fidyka ao programa Panorama da BBC, que teve acesso exclusivo ao paciente e aos médicos.
As imagens divulgadas pelo canal britânico mostram o paciente, que atualmente está em período de reabilitação, atravessando uma ponte com a ajuda de um andador.
"Eu sabia que seria difícil e prolongado, mas nunca quis aceitar a ideia de passar o resto de meus dias em uma cadeira de rodas", afirmou.
Darek Fidyka foi operado em duas ocasiões na Polônia por uma equipe médica coordenada pelo cirurgião Pawel Tabakow, da Universidade de Wroclaw.
Nenhum comentário:
Postar um comentário