Páginas

sexta-feira, 2 de outubro de 2015

AGENTES DE TRÂNSITO SÃO HOMENAGEADOS EM NATAL

Clique para obter Opções
A Frente Parlamentar do Trabalho da Câmara Municipal de Natal realiza nesta quinta-feira (01) uma audiência pública com o tema: “Homenagem ao Dia Nacional do Agente da Autoridade de Trânsito”. O encontro acontece às 9 horas no plenário da Casa Legislativa por iniciativa do presidente da Frente, o vereador Cabo Jeoás (PCdoB) e objetiva debater a importância do trabalho destes profissionais e sua pauta reivindicatória, mas também homenagear os servidores que vem se destacando no exercício de suas funções. 
Além da categoria, são esperadas as presenças de representantes da Associação dos Agentes de Trânsito do Brasil (AGT Brasil), Secretaria de Mobilidade Urbana de Natal (STTU), Comando da Policia Rodoviária Estadual, Fórum Estadual de Segurança Pública (FOSEG/RN), Sindicato dos Policiais Civis e Servidores da Segurança Pública do RN (SINPOL/RN) e do Sindicato dos Policiais Rodoviários Federais do RN (SINPRF/RN). As Associações representativas da Policia e Bombeiro Militar do RN também foram convidadas a participar do encontro.
 A categoria dos Agentes de Trânsito comemorou no último dia 23 de setembro em todo o Brasil o seu dia. Isso porque, desde 2003, a fim de reforçar institucionalmente o reconhecimento que deve haver por essa atividade, a Presidente Dilma Roussef sancionou a Lei nº 12.821 instituindo a data de 23 de setembro, como o Dia Nacional dos Agentes da Autoridade de Trânsito.
 Um marco histórico para a trajetória destes profissionais que, em todo o Brasil, vem conquistando seu espaço a cada dia, auxiliando motoristas e pedestres, visando um trânsito mais organizado e humanizado.
 O Código de Trânsito Brasileiro, criado em 1997, é a lei que regulamenta o trânsito em todo o território nacional. Mas é responsabilidade de cada município gerenciar o funcionamento do trânsito dentro de seu território.
A função do Agente da Autoridade de Trânsito é cuidar, organizar e garantir a melhor mobilidade dos vários meios de transporte terrestre e dos pedestres de uma cidade. O trabalho deles vai muito além da fiscalização cotidiana, pois também são responsáveis pela operação do trânsito, organização do tráfego em locais de difícil fluxo e pontos que estão sofrendo algum tipo de intervenção pública ou privada, sempre buscando a preservação da vida. Esse trabalho visa garantir a segurança dos pedestres e, especialmente, a das pessoas com mobilidade reduzida. 
De acordo com o vereador Cabo Jeoás (PCdoB), os trabalhos de educar e informar realizados pelos Agentes são de fundamental importância, pois auxiliam os cidadãos a se deslocarem com segurança e conforto, garantindo a qualidade de vida de toda a população. “Os Agentes de Trânsito compõem uma categoria com importância fundamental não só pelo exercício da fiscalização, mas também pelo ato de educar nossa sociedade. Trabalhadores que muitas vezes colocam em risco sua integridade física, mas que seguem lutando por direitos e melhores condições de trabalho”, explicou Jeoás.

Nenhum comentário:

Postar um comentário