Páginas

sexta-feira, 16 de junho de 2023

Ciclone extratropical causa alagamentos no RS e SC

 

A chegada de um ciclone extratropical próximo do litoral de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul provocou chuva muito volumosa na quinta-feira (15). Algumas cidades tiveram mais de 200 milímetros de chuva — veja lista abaixo.

Até o momento, uma pessoa morreu e duas estão desaparecidos no Rio Grande do Sul. A morte foi causada por choque elétrico.

O fenômeno persiste nesta sexta-feira (16) e a defesa civil soltou uma alerta para chuvas intensas e volumosas com risco de enxurrada nesta manhã.

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o acumulado de chuva pode superar os 100 milímetros (mm) em 24h em muitos pontos, com ventos superiores a 100 km/h.

A previsão é de que a chuva comece a diminuir à tarde.

Na quinta, a chuva ficou concentrada na Grande Porto Alegre, litoral norte e serra gaúcha, na serra de Santa Catarina e no litoral sul catarinense.

Os acumulados de chuva superaram os 100 mm em muitas áreas, se aproximando e até superando a média histórica para junho que varia de 140 mm a 180 mm, segundo cálculos do Inmet para o período de 1991 a 2022.

CNN

Nenhum comentário:

Postar um comentário