Páginas

sexta-feira, 30 de junho de 2023

URGENTE: Maioria do TSE torna Jair Bolsonaro inelegível

 

O plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) formou maioria, nesta sexta-feira (30), para tornar o ex-presidente Jair Bolsonaro inelegível, pelos crimes eleitorais de abuso de poder político e uso indevido de meios de comunicação oficial. A reunião que protagonizou com embaixadores no Palácio da Alvorada para atacar o sistema eleitoral, em 18 de julho do ano passado, custou-lhe os direitos políticos.

A maioria da Corte Eleitoral declarou a perda dos direitos de Bolsonaro por oito anos — até as eleições de 2030. A corte, no entanto, salvou Braga Netto, seu vice na chapa, da inelegibilidade.

Na quarta sessão seguida do julgamento, iniciado no dia 22, os ministros chegaram a quatro de sete votos possíveis pela condenação. Na terça-feira (27), o relator Benedito Gonçalves já havia votado pela inelegibilidade do ex-presidente.

Ontem, Raul Araújo foi contra e Floriano de Azevedo Marques acompanhou o relator, junto a André Ramos Tavares. O voto decisivo foi dado hoje por Cármen Lúcia, ministra do Supremo Tribunal Federal (STF) em atividade no TSE.

Nas últimas semanas, Bolsonaro, o PL e os bolsonaristas passaram a considerar um futuro sem Bolsonaro. O presidente chegou a cogitar que Raul Araújo e Nunes Marques o ajudassem, e pediu que a Corte Eleitoral “não tornassem inelegível um homem inocente”.

O Antagonista

Nenhum comentário:

Postar um comentário