Páginas

quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Notícias da ACSPM-RN

10/08/2011 -

ACS PM/RN consegue marcar audiência com a governadora Rosalba Ciarlini para tratar do subsídio

Acs PM RN

Mais um passo será dado em favor da aprovação do subsídio para policiais e bombeiros militares potiguares, assim se espera após a confirmação da audiência com a governadora Rosalba Ciarlini, para o dia 16 de agosto, às 17h. A audiência foi um atendimento ao ofício encaminhado, no final de julho, pela ACS PM/RN.

“É importante que a categoria entenda que esse é apenas mais um passo e nada foi oficializado. Precisamos continuar lutando e nos mobilizando para conseguir o que queremos e merecemos de forma mais rápida. É importante que todos estejam no ato público que será realizado no dia 25 de agosto – Dia do Soldado – em frente a ACS, para mostrarmos que estamos dispostos a lutar por essa conquista”, lembrou o Cabo Jeoás, presidente da ACS PM/RN.


Histórico

A campanha pela melhoria salarial e mudanças nas legislações que regem o serviço dos policiais e bombeiros militares foi iniciada, em 12 de março, com a realização da primeira assembleia geral unificada da categoria. Desde então se passaram cinco meses sem nenhuma definição se as propostas serão acatadas e os projetos encaminhados a Assembleia Legislativa.

Na primeira assembleia a categoria deu um prazo de trinta dias para o início das negociações com o governo e para criação do subsídio com uma tabela de escalonamento na qual o soldado receberia 30% do salário do coronel com uma diferença de 5% a cada graduação. Nessa proposta o salário do coronel seria de R$ 17.237 e o do soldado de R$ 3.792,14. O mesmo prazo também havia sido definido para a entrega das propostas do novo Estatuto dos Militares Estaduais e do Código de Ética e Disciplina.

O primeiro contato com a governadora Rosalba Ciarlini foi feito, em 17 de março, com apresentação das principais reivindicações da categoria. Na oportunidade a governadora solicitou paciência e compreensão dos militares e reconheceu a necessidade de diversas melhorias para a categoria. A partir de então várias reuniões foram realizadas entre o Comando Geral e as entidades representativas e o Comandante Geral, Cel Araújo, foi escolhido como responsável para intermediar as negociações e a construção de uma proposta única e consensual entre praças e oficiais. A proposta de consenso manteve sugestão da tabela de escalonamento em que o soldado receberia 30% do salário do coronel, com uma diferença de 5% a cada graduação.

A segunda assembleia aconteceu, em 20 de maio, dessa vez junto com os oficiais e foram dados mais trinta dias para que o governo estadual se pronunciasse sobre as reivindicações da categoria.

A primeira reunião oficial com o governo aconteceu, em 14 de junho, com a presença do secretário de Segurança Pública, Aldair Rocha, do comandante da Polícia Militar, Cel. Araújo e das entidades representativas da categoria. Nessa reunião foi entregue a proposta de subsídio. A proposta também foi encaminhada para o Chefe da Casa Civil.

Na última assembleia geral, realizada em 18 de junho, foi declarada assembleia permanente e logo após, no dia 21, foi realizado um ato público em frente à Assembleia Legislativa com o objetivo de conseguir o apoio dos deputados estaduais.

No momento a proposta está sendo analisada pela Consultoria do Estado e depois seguirá para a equipe econômica e em seguida para apreciação da Assembleia Legislativa.

Um comentário:

  1. Vejam o vídeo da convocação do movimento em prol do subsídio no dia 25 de agosto próximo:

    http://www.youtube.com/watch?v=UTpvntbqhPQ&feature=player_embedded

    ResponderExcluir