Páginas

quarta-feira, 20 de maio de 2015

Prefeitura de Pau dos Ferros busca pactuação financeira para continuidade dos serviços do Samu na cidade e região



O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) no município de Pau dos Ferros, que também atende cidades vizinhas em um raio de 40 km, está passando por um processo de renovação do termo de cooperação técnica para a continuidade dos serviços à população. A informação é da secretária de Saúde do município, Patrícia Leite, que revelou o interesse da gestão na viabilização do processo.

De acordo com Patrícia, o Samu em Pau dos Ferros, diferentemente de em outras cidades do Estado, como Mossoró, não é municipalizado. “Hoje, apesar de ser um órgão genuinamente estadual, a Prefeitura de Pau dos Ferros arca, inclusive com recursos próprios, com a manutenção da estrutura física e o pagamento do quadro de profissionais da unidade para que o serviço continue sendo prestado. Porém, com a baixa arrecadação municipal e, levando em consideração que o Samu atende demandas de pelo menos outras 36 cidades da região, o que estamos colocando em discussão é a divisão financeira entre os demais beneficiados. Nada mais justo”, disse.

Segundo o chefe do Executivo pau-ferrense, Fabrício Torquato, o investimento mensal com o quadro de profissionais da unidade é consideravelmente alto. “Entendemos, acreditamos e investimos para que o Samu continue a desenvolver seu trabalho em nossa cidade. Tanto é que também arcamos, desde o início da nossa gestão, através de um termo de cooperação, com a folha de pagamento de 12 condutores, seis técnicos de enfermagem e uma enfermeira, que contribuem para esse importante serviço acontecer, totalizando um investimento mensal de cinquenta e um mil reais”, afirmou o gestor.

Em relação à falta de vagas no Concurso Público, o município esclarece que isso acontece porque o Samu é regional, sendo regulado pelo Governo do Estado, e é uma política integrante da rede de urgência e emergência implementada pelo Estado.

“Para resolvermos essa situação, está marcada para o próximo dia 26 uma reunião com todos os secretários de Saúde e prefeitos das cidades vizinhas. Iremos discutir o caso e saber quais as outras administrações que irão arcar com suas partes”, finalizou Patrícia Leite.


Reunião administrativa

No início deste mês, o prefeito Fabrício Torquato cumpriu agenda em Natal e, acompanhado da secretária Patrícia Leite, esteve reunido com o secretário de Estado de Saúde Pública, Ricardo Lagreca. O encontro tratou, exatamente, da pactuação financeira do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) no município de Pau dos Ferros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário