Páginas

sexta-feira, 19 de junho de 2015

Abatedouro Público tem serviços retomados pelo município



Desde a semana passada, os proprietários de bovinos, ovinos, caprinos e suínos de Pau dos Ferros já podem abater os animais na cidade. A prefeitura retomou os serviços do Abatedouro Público após realizar investimentos no local, interditado pelo Ministério Público após laudo de fiscalização emitido pelo Instituto de Defesa e Inspeção Agropecuária do Rio Grande do Norte (IDIARN).
Entre as benfeitorias estão: reparo do piso, substituição da cerâmica da câmara fria, vedação do espaço entre parede e teto, reposição da madeira dos currais, reparo das baias de suínos (incluindo colocação de portões e construção de bebedouros) e da iluminação interna e externa, além de nova pintura em todos os ambientes.
De acordo com o secretário de Desenvolvimento Rural, Carlos Rodrigo, as obras no abatedouro são resultado do empenho da gestão do prefeito Fabrício Torquato, principalmente, por se pensar no combate ao abate clandestino.
“A preocupação do município era muito grande, por isso, foi feito um esforço para que o prédio fosse liberado o mais rápido possível e os machantes e a população em geral não se prejudicassem. Foram feitas melhorias e também reforçado o número de funcionários para a organização e limpeza”, disse Carlos.
De acordo com o secretário, apesar das mudanças, o município é consciente da necessidade de um novo Abatedouro Público e tem mobilizado recursos para tal finalidade. Segundo Carlos Rodrigo, o prédio atual apresenta problemas estruturais desde a sua construção, em 2002, e logo em 2004 a prefeitura passou a receber recomendações do Ministério Público para resolver a questão, o que não aconteceu em administrações passadas.
Condições higiênico-sanitárias
Um dos maiores cuidados do trabalho realizado no abatedouro é em relação às condições higiênico-sanitárias. “A higiene a gente procura manter dentro da linha de abate e ainda no lado externo das instalações”, afirmou a veterinária Dr. Ivana Andresa, responsável pelo acompanhamento das Guias de Trânsito Animal (GTA), as quais fornecem informações sobre sexo, faixa etária, vacinação e procedência dos animais que são encaminhados ao abate. Para o transporte das carnes até o Açougue Público é utilizado um caminhão-baú isotérmico.
Funcionamento
O Abatedouro Público de Pau dos Ferros está funcionando nas segundas-feiras, quartas-feiras e sextas-feiras. A média de abate é de 70 animais por semana.

Um comentário:

  1. Caro amigo sargento monteiro oque há de extraordinário nisso? A verdade é que não era pra ter sido interditado, incompetência da gestão, ou dos que o assessoria.

    ResponderExcluir