Páginas

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2019

Ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento visita produção de frutas e camarão no interior do RN

Ministra Tereza Cristina cumpriu agenda de compromissos em Mossoró — Foto: Hugo Andrade/Inter TV Costa Branca
A ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento cumpriu agenda de compromissos ao longo da sexta-feira (15) e manhã deste sábado (16) em Mossoró, na região Oeste potiguar. Na segunda maior cidade do Rio Grande do Norte, Tereza Cristina conversou com empresários da fruticultura irrigada e do setor salineiro.
À Inter TV Costa Branca, Tereza disse que foi a Mossoró atendendo a uma necessidade do ministério para conhecer a cadeia produtiva da fruticultura na região. A ministra ouviu algumas demandas dos produtores e disse que pretende voltar em breve com investimentos para o setor.
Em Mossoró, Tereza visitou a maior empresa exportadora de melões e melancias do Brasil, a Agrícola Famosa. Ela estava acompanhada de empresários, lideranças políticas e representantes do Comitê Executivo de Fruticultura do Rio Grande do Norte (Coex).
Ainda nesta manhã, a ministra deixou Mossoró para conhecer uma fazenda de produção de camarão no município de Pendência, que fica na mesma região. A visita foi agendada para a Fazenda Potiporã, considerada a maior produtora de camarões do país.
Na sexta, a ministra ainda recebeu a governadora Fátima Bezerra, que foi a Mossoró para tratar sobre regularização fundiária, desburocratização para acesso às linhas de crédito e simplificação de licenciamento dos barcos pesqueiros.
Alinhamento
O encontro aconteceu à noite. Segundo a assessoria do governo, a ministra reconheceu que a formalização dos pequenos produtores é a base de todo o processo de fortalecimento da agricultura familiar, “uma vez que permite acesso às linhas de financiamentos e programas governamentais, como o de compra direta (PNAI), e criação de redes de distribuição e comercialização”.
Ainda foi ressaltada a necessidade de simplificação das licenças para os barcos, visto que o atum representa 11% da pauta de exportações. A ministra, que estava acompanhada do Secretário Nacional de Agricultura Familiar, Fernando Schuwanke, considerou coerentes as pautas e afirmou que “simplificar não é precarizar” e que está aberta ao diálogo.
A governadora solicitou audiência com a ministra, que se prontificou a recebê-la em Brasília, para apresentar todas as necessidades do estado e enfatizou a importância daconclusão da transposição das águas do Rio São Francisco para o Rio Grande do Norte, destacando que “sem água não tem desenvolvimento agrário”. 
*G1 RN/JP

Nenhum comentário:

Postar um comentário