Páginas

sábado, 13 de abril de 2019

Projetada para ser entregue no final de 2016, a Barragem de Oiticica ainda está com 70% das obras físicas concluídas. Mesmo atrasado em mais de dois anos, o serviço corre o risco de parar. Um alento para a situação daquele que, quando pronto, será o segundo maior reservatório do Rio Grande do Norte deve vir de um plano de investimentos do Governo Federal no valor de R$ 15,7 bilhões para o semiárido nordestino. Este projeto será lançado pelo ministro de Desenvolvimento Regional, Gustavo Canuto, nesta quinta-feira, 11.
Gustavo Canuto, conforme disse a governadora do Estado, Fátima Bezerra, do PT, assegurou recursos para evitar que os serviços parem no reservatório que está sendo construído em Jucurutu, na região Seridó. “O ministro assumiu o compromisso de que até sexta-feira (12) dará um posicionamento sobre a liberação imediata de recursos para evitar a paralisação das obras de Oiticica. A paralisação não pode acontecer, de maneira nenhuma”, disse a gestora.
A promessa do ministro foi feita em reunião de políticos do estado e especialistas em recursos hídricos com o ministro Canuto. Quem também participou do encontro foi o arcebispo metropolitano de Natal, D. Jaime Vieira Rocha. O sacerdote disse que saía da audiência “cheio de muitas esperanças de que a barragem será finalmente concluída”.
“O Governo do Estado firmou compromisso de trabalhar de maneira incansável para que o cronograma seja cumprido, ou seja, concluir a obra até o fim de 2019 para ser entregue em 2020”, disse Fátima Bezerra, estabelecendo um novo prazo para a obra.
De acordo com o Governo do RN, além da Barragem de Oiticica, outros nove projetos hídricos do estado serão contemplados com os investimentos prometidos até 2035. Um deles é o Eixo Norte – Trecho 4, que vai levar água da transposição do Rio São Francisco para a Bacia Apodi/Mossoró.
Confira lista de projetos do RN contemplados com o Plano Nacional de Recursos Hídricos:
Eixo Norte – Trecho IV (Ramal do Apodi da transposição)
Barragem Bujari
Barragem Serra Negra do Norte (Nova Dinamarca)
Sistema Adutor Monsenhor Expedito (ampliação)
Sistema Adutor Maxaranguape
Eixo de Integração Santa Cruz-Pau dos Ferros (adutora expressa)
Sistema Adutor Santa Cruz-Mossoró
Barragem Oiticica
Sistemas Adutor Armando Ribeiro Gonçalves-Currais Novos (Projeto Seridó)
Sistemas Adutor Oiticica-Caicó (Projeto Seridó) *Agora RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário