Páginas

sábado, 26 de outubro de 2019

Pesquisadores descobrem “parente” do chikungunya

Vírus também é transmitido pelo pernilongo comum

Vírus também é transmitido pelo pernilongo comum

Pixabay





Vírus Mayaro provoca febre e dores nas articulações

Com sintomas semelhantes ao da febre chikungunya, o vírus mayaro tem um potencial ainda maior para provocar uma epidemia, já que pode ser transmitido pela picada dos mosquitos Aedes aegyptiAedes albopictusCúlex (pernilongo comum) e Haemagogus (transmissor da febre amarela). A descoberta é do Laboratório de Virologia Molecular da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), que identificou três casos após a realização de um teste genético chamado de PCR.

O vírus comum na região Norte do Brasil também provoca febre e dores nas articulações, motivo que leva a certa confusão no diagnóstico quando baseado apenas nos sintomas das infecções.

O estudo, que teve a coordenação dos pesquisadores Amilcar Tanuri e Rodrigo Brindeiro, analisou 279 amostras indicativas de infecção por chikungunya e encontrou mayaro em três delas. Por enquanto, o grupo realiza estudos para confirmar e aprofundar as características virais, epidêmicas e sorológicas das infecções.

Sobre o mayaro


O vírus teria sido descrito pela primeira vez em Trinidad e Tobago, em 1955. No ano seguinte, foi identificado em Belém do Pará, no Brasil. De lá para cá, foram registrados casos esporádicos no país.

Fontes: 
GIANNINI, Deborah. UFRJ detecta vírus mayaro, 'primo' do chikungunya no Rio de JaneiroPortal R7, 2019. Disponível em: https://noticias.r7.com/saude/ufrj-detecta-virus-mayaro-primo-do-chikungunya-no-rio-de-janeiro-17052019. Acesso em 19/10/2019. 
LISBOA, Vinicius. Pesquisadores querem saber se vírus Mayaro está em circulação no Rio. Agência Brasil, 2019. Disponível em: http://agenciabrasil.ebc.com.br/saude/noticia/2019-05/pesquisadores-querem-saber-se-virus-mayaro-esta-em-circulacao-no-rio. Acesso em 19/10/2019.
UFRJ detecta vírus Mayaro no estado do Rio de JaneiroUFRJ, 2019. Disponível em: https://ufrj.br/noticia/2019/05/16/ufrj-detecta-virus-mayaro-no-estado-do-rio-de-janeiro. Acesso em 19/10/2019. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário