Páginas

quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Presos transferidos da Paraíba já estão em Mossoró


A "Operação Perseu III" é um desdobramento da operação anterior, sendo resultado de ação integrada dos órgãos de inteligência da PM, Civil e do Sistema Penitenciário

Oito detentos da Penitenciária Romeu Gonçalves de Abrantes PB-1 e PB-2 foram transferidos na manhã desta terça-feira (31) para o Presídio Federal de Mossoró, no Rio Grande do Norte. A transferência recebeu o nome de ‘Operação Perseu III’. 

Foram transferidos os detentos: Carmésio Claudiano Leonardo, Carlito Claudiano Leonardo, Damião Barbosa de Lima, Sebastião de Azevedo Ferreira, Núbio Fernandes de Souza, Eduardo Ferreira dos Santos, Jonathan Ricardo de Lima Medeiros E Robério Figueiredo da Silva. Todos os presidiários estão cumprindo penas e/ou respondendo a processos criminais na Justiça dos Estados da Paraíba e vizinhos.

De acordo com o gerente executivo do Sistema Penitenciário da Paraíba, tenente coronel Arnaldo Sobrinho, que coordena a ação, a transferência foi determinada pela Justiça Federal do Estado do Rio Grande do Norte, que acolheu decisão da Vara de Execuções Penais da Comarca de João Pessoa.

De acordo com o secretário de Administração do Estado, Washington França, a "Operação Perseu III" é um desdobramento da operação anterior, sendo resultado de ação integrada dos órgãos de inteligência da Polícia Militar, Civil e do Sistema Penitenciário para combater ações delituosas de facções criminosas, narcotraficantes e homicidas, com ramificação interestadual.

Participaram da ação 73 policiais e agentes, além de integrantes do Grupo Penitenciário de Operações Especiais (GPOE), Choque, Gate, batedores e apoio aéreo com Helicóptero da Polícia Rodoviária Federal.

Perfil dos presos transferidos

1. Carmésio Claudiano Leonardo (Arrepiado) - Traficante, homicida e assaltante com atuação no alto sertão do Estado da Paraíba. Comandava uma facção criminosa denominada de "O Cordão", responsável por execuções ligadas a dívidas dependentes químicos. Foi preso durante a "Operação Hidra", em março de 2012.

2. Carlito Claudiano Leonardo (Carlito) - Traficante, homicida e assaltante com atuação no alto sertão do Estado da Paraíba. Comandava com o irmão "Arrepiado" a facção criminosa denominada de "O Cordão", responsável por execuções ligadas a dívidas dependentes químicos. Foi preso durante a "Operação Hidra", em março de 2012. Suspeita-se que atuavam distribuindo na Paraíba e em Pernambuco, drogas adquiridas na Bolívia e no Paraguai.

3. Damião Barbosa de Lima (Damião de Araçagi ou Mião) - Comandava o tráfico de drogas na região do brejo paraibano, foi alvo de na operação QUARK. Investigações indicam que “faz negócios” com as facções OKAIDA e Estados Unidos, fornecendo e alimentando o trafico drogas. É considerado um dos "cabeças" do presídio João Bosco Carneiro (Guarabira) , na gestão do ex-Diretor Emilson, chegando a usar o dinheiro ganho com tráfico de drogas para compra imóveis e veículos, patrocinava festas na unidade prisional, para os outros apenados. Suspeita-se estar envolvido com os homicídios em série registrados na cidade de Mari-PB.

4. Sebastião de Azevedo Ferreira (Basto) - Fornecedor de drogas na Paraíba e Rio Grande do Norte. Era o dono de 21 Kg de Crack apreendidos pela DRE na capital e dos 10 Kg apreendido pela Policia Militar. Realiza grande movimentação de entorpecentes na grande João Pessoa.

5. Núbio Fernandes de Souza (Núbio) - Traficante que controlava pontos de vendas de drogas em vários bairros de João Pessoa, bem como informações de possível envolvimento com ordens de execução de dependentes químicos.

6. Eduardo Ferreira dos Santos (Dudu da morte) - membro da facção OKAIDA, preso por homicídio e porte de arma, liderou as ultimas rebeliões e escavações de túnel no presídio do Roger, há indícios de sua participação também nas mortes dos apenado dentro do presídio do Roger, atuava como traficante com pontos de vendas de drogas nos bairros do Valentina e loteamento Parque do Sol (zona sul da cidade), é temido pelos presos por ser agressivo cruel e frio nas suas ações. 

7. Jonathan Ricardo de Lima Medeiros (Dom) - Assaltante e homicida, tem envolvimento direto com a tentativa de assalto frustrada a Distribuidora NORECE; na cidade de Bayeux/PB. Tem envolvimento com ações delituosas na grande João Pessoa, crimes esses que vão desde homicídios, seqüestro, roubo a casas lotéricas e tráfico de drogas. Foi preso pelo GOE/PB, logo em seguida a um assalto, com uso de explosivos, a um caixa eletrônico, sendo flagrado portando uma pistola GLOCK calibre .40 (uso restrito) e bananas de dinamite. Segundo informações o elemento possui ligações com a facção PCC.

8. Robério Figueiredo da Silva (Belo) - tem participação ativa no tráfico de drogas no conjunto Alto dos Mateus, Ilha do Bispo e região Ribeirinha da cidade Bayeux. Atentou contra a vida do Capitão Antônio e policiais militares da Paraíba. É acusado de seqüestrar, estuprar, matar e ocultar o cadáver de uma adolescente de 14 anos no Alto dos Mateus. É acusado de determinar a morte e esquartejamento do detento Rickson Henrique da Silva, ocorrido no dia 26/10/2011, onde a vitima foi degolada e teve partes do corpo separadas. 

Portalcorreio.uol.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário