Páginas

terça-feira, 11 de março de 2014

Policiais e bombeiros militares retomam Operação Segurança com Segurança a partir de hoje

A operação que em dezembro paralisou batalhões da capital e do interior, volta a funcionar de forma ainda mais intensa

Policiais e bombeiros militares retomam Operação Segurança com Segurança a partir de hoje

Praças da PM e Bombeiros do Estado decidem, por unanimidade, retomar a operação Segurança com Segurança a partir de hoje, dia 10. A decisão foi tomada de forma conjunta em Assembleia Geral realizada hoje à tarde, no Clube Tiradentes, sede da Associação de Subtenentes e Sargentos da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros. A ideia é chamar atenção da população e autoridades sobre as precárias condições de trabalho pelas quais os militares estão submetidos, além de cobrar do Estado condições dignas de trabalho e valorização profissional.
Ainda na Assembleia Geral, titulares das associações de praças traçaram sérias críticas quanto à questões salariais, a exemplo do subsídio recebido pelos militares estaduais, que nos últimos dois anos não sofreu nenhum reajuste previstos em lei. A partir disso, foi aprovado em plenário, o encaminhamento ao Estado de uma proposta de reajuste salarial que leve em conta a reposição das perdas salariais com a variação da inflação, bem como a extinção dos níveis, considerando a fixação da parcela única, relativa ao nível dez. Neste caso, valor do subsídio para soldados, por exemplo, resultaria em torno de três mil reais.  
Além disso, na ocasião, os praças tomaram conhecimento do calendário de mobilizações em defesa da aprovação do Projeto de Lei de Promoção de Praças, que há mais de um ano tramita no executivo estadual sem perspectiva de aprovação.

Operação Segurança com Segurança é retomada esta semana

Deflagrada no início de dezembro de 2013, em menos de uma semana de atividades a Operação Segurança com Segurança denunciou uma série de irregularidades da corporações de segurança pública estadual, sobretudo em relação às viaturas operacionais que circulam por todo o RN, ao constatar que em média 80% apresentam situação ilegal perante o Código de Trânsito Brasileiro. Durante a sua realização, militares assumiram uma mudança de atitude a partir da recusa quanto à execução de atividades em desacordo com as condições legais de segurança exigidas para a profissão.
A partir desta segunda (10), policiais e bombeiros concordaram com a retomada da Operação, desta vez, de forma ainda mais incisiva, com o intuito de incluir as perícias de verificação da existência e condições de uso de cada equipamento de proteção individual (coldre, cinto, N.A coturno, uniforme de intrução, algemas, dentre outros), na rotina operacional. Na lista de orientações sobre o procedimento, distribuída na reunião, está também a proibição de custear a manutenção dos carros e motos da corporação militar por conta própria, prática que, segundo os representantes das Associações de Praças tem sido recorrente nos batalhões.
 Outra medida a ser adotada pelos militares com a Operação está a divulgação, diária, da quantidade reduzida de veículos que estiverem circulando em cada área de patrulhamento, para que a população tenha ciência da gravidade do problema, tome as precauções de segurança necessárias e possa também cobrar das autoridades, providências nesse sentido. “Não tem outra alternativa, a não ser os policiais exporem essas dificuldades para a população, que é a mais penalizada, afinal de contas é ela quem paga esse serviço. Dessa forma, nada mais correto e coerente do que fazer com que ela também cobre do Governo”, comenta Eliabe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário