Páginas

sábado, 22 de outubro de 2016

Capitão da Policia Militar esta na disputa para prefeito de Fortaleza: Apoio de líderes políticos divide parlamentares

Mais atuante na campanha de Roberto Cláudio, o ex-governador Cid Gomes adesivou veículos na Aldeota, na última quinta-feira (20) ( Foto: Helene Santos )
Praticamente distantes do primeiro turno da campanha em Fortaleza, lideranças políticas surgem neste segundo momento da disputa expressando apoio e participando de eventos dos candidatos que concorrem à Prefeitura. Para parlamentares entrevistados pelo Diário do Nordeste, a presença dos líderes pode ajudar os postulantes, mas também atrapalhar, uma vez que, assim como haverá transferência de votos, também pode ocorrer movimento contrário.
Desde o início da semana, o senador Tasso Jereissati (PSDB) tem aparecido na propaganda eleitoral de Capitão Wagner (PR), apresentando-o como nova liderança local, com capacidade de fazer uma boa administração. Na tarde desta sexta-feira (21), foi a vez do senador Eunício Oliveira (PMDB) gravar programa em apoio ao aliado. Já na noite da última quinta, o ex-governador Cid Gomes resolveu entrar de vez na disputa em prol de Roberto Cláudio (PDT).
O governador Camilo Santana ainda vem consolidando sua participação como liderança política, mas também diz apoiar o atual prefeito de Fortaleza, enquanto o ex-governador Ciro Gomes tem utilizado as redes sociais para fazer defesa da atual gestão e atacar a campanha de Wagner. Para deputados estaduais, a inserção destes personagens na disputa em Fortaleza pode ser positiva, uma vez que é uma força a mais pedindo votos para seus postulantes. No entanto, a rejeição deles pode surtir efeito como um tiro no pé.
Influência
Para Audic Mota (PMDB), a presença de Tasso Jereissati na disputa vai ajudar muito Capitão Wagner, visto que, na opinião do peemedebista, o senador tucano é a maior personalidade política da atualidade, sobretudo na conjuntura atual do País. Ele ressaltou que Tasso passou pela "tormenta" que atingiu a política nacional sem qualquer suspeita de corrupção. "Já o governador Cid Gomes tem ligação estreita com o PT e Dilma, que são exemplos de fracasso da vida pública", atacou.
Danniel Oliveira (PMDB) ressaltou que a participação das lideranças no pleito é importante, principalmente, porque agrega maior força aos postulantes. No entanto, conforme sustentou, Cid Gomes nunca foi vitorioso na Capital, o que poderia ser um complicador na campanha do prefeito. Na contramão, ele acredita que Tasso e Eunício podem ajudar Capitão Wagner, uma vez que, em 2014, nas eleições para o Governo do Estado, o peemedebista teve vitória na Região Metropolitana de Fortaleza.
De acordo com parlamentares ouvidos pelo Diário do Nordeste, não há qualquer dúvida de que votos serão transferidos para os candidatos, assim como a perda de apoios por conta da participação de tais lideranças políticas. Para Walter Cavalcante (PP), no entanto, não é possível mensurar o quanto as participações serão positivas ou negativas. "Eu considero todos grandes apoiadores, mas o principal apoiador é o povo", ponderou.
Mudanças
O deputado Ely Aguiar (PSDC), que já foi oposição a Cid Gomes, disse que o político, em sua concepção, foi um dos melhores governadores que o Ceará já teve e que, por isso, terá poder de transferir votos para seu aliado na Capital. "A chegada dele na campanha dá respaldo para Roberto Cláudio", opinou. Segundo o parlamentar, o candidato do PR tinha forte penetração na periferia da cidade, mas não conseguia atrair votos das classes mais abastadas da Capital, o que pode mudar com a presença de Tasso.
A deputada Silvana Oliveira (PMDB), que já fez parte da base governista de Cid Gomes, também afirmou que o ex-governador é uma grande liderança política. No entanto, ressaltou que houve uma vibração por parte dos militantes de Wagner quando Tasso passou a participar mais ativamente da campanha do republicano. "A figura do Tasso como empresário, administrador e político vai dar uma grande ajuda ao Capitão. Ele é a maior influência política do Ceará".
Para Fernanda Pessoa (PR), as lideranças políticas que trabalham na candidatura de Wagner o deixaram à vontade no primeiro turno e só resolveram se dedicar mais à disputa neste segundo momento. Segundo disse, a presença de líderes vai influenciar no voto do eleitor que ficará do lado daquele que melhor representa seus ideais. Ela aposta na influência de Tasso para atrair votos para Capitão Wagner.

Nenhum comentário:

Postar um comentário