Páginas

quarta-feira, 24 de abril de 2019

Polícia civil de Pau dos Ferros divulga alerta para Golpes na venda de carros no site da OLX


A Polícia Civil de Pau dos Ferros, na tarde de ontem (23), divulgou um alerta para o golpe que tem se tornado frequente na região. O golpe ocorre, normalmente, entre compradores e vendedores de carros que usam o site da OLX. Recentemente, um Pau-ferrense foi vítima do golpe e teve um prejuízo de 100 mil reais ao tentar comprar uma Hilux.
O esquema ocorre da seguinte maneira, os estelionatários entram em contato com pessoas que estão anunciando veículos para venda no site OLX e mantém contato com o vendedor, demonstrando interesse na aquisição do veículo. Durante a conversa, o criminoso solicita ao vendedor que envie fotos e dados do carro ou moto.
Com esses dados, ele faz um anúncio falso no mesmo site OLX, oferecendo aquele mesmo veículo por um preço abaixo do mercado.
Quando um comprador se interessa pelo veículo que está sendo ofertado no anúncio falso e mantém contato com o estelionatário, este confirma o carro está à venda, contudo, por estar fora da cidade, pedirá a outra pessoa (primo, cunhado, amigo) que mostre o veículo.
Depois de combinar tudo com o comprador em potencial, o golpista pede que no momento do encontro o comprador não comente com a pessoa que lhe mostrará o veículo nada a respeito da negociação, principalmente o valor negociado.
Após combinar tudo com o comprador, o estelionatário mantém contato com o verdadeiro vendedor e diz que está interessado em comprar o veículo para pagar uma dívida a um ex-funcionário, por exemplo, e pede que o vendedor mostre o veículo para aquela pessoa, solicitando também que no momento do encontro o vendedor não revele que é o proprietário do bem.
Utilizando-se dessa estratégia, o estelionatário consegue promover um encontro entre o comprador e o vendedor, de modo que o carro seja visto e a transação pareça legal. Assim, o primeiro acredita que está comprando um veículo por um bom preço e o outro acredita que está vendendo o veículo também por um bom preço.
Como o comprador vê o carro, sente confiança e acaba depositando o dinheiro em uma conta fornecida pelo estelionatário, geralmente de uma agência de fora do estado. No entanto, como esse dinheiro não é repassado para o dono do veículo, o comprador acaba ficando no prejuízo. Também há casos em que o estelionatário manda um falso comprovante de transferência para o vendedor e este repassa o bem para o comprador, acreditando que o dinheiro está em sua conta, mas isso não ocorre e, nesse caso, quem fica no prejuízo é o vendedor.
Fique alerta e qualquer suspeita não deposite valores. Em seguida procure a delegacia mais próxima para denunciar. *GRUPO CIDADÃO/JP

Nenhum comentário:

Postar um comentário