Páginas

quarta-feira, 19 de julho de 2017

Vereador sargento Monteiro faz reivindicação ao deputado Galeno Torquato, e o Deputado defende a reestruturação e o aumento do efetivo do Corpo de Bombeiros em nosso município

Responsável por atender a cerca de 40 municípios da região de Pau dos Ferros, o Sub Grupamento do Corpo de Bombeiros tem sofrido, nos últimos anos, pela falta de infraestrutura física e de pessoal. A companhia conta com apenas 20 homens, sendo responsável pelo atendimento direto de uma média de 240 mil habitantes. De acordo com o deputado estadual Galeno Torquato (PSD), a falta de efetivo deixa as atividades de prevenção e de emergência sobrecarregadas, impactando, assim, na qualidade e na celeridade dos serviços ofertados à população da região do Alto Oeste.
Entre as principais demandas apontadas pelo Corpo de Bombeiros, encontra-se a necessidade da realização de um novo concurso público. “O último certame foi realizado há pelo menos 10 anos e o número de efetivo atual já não supre a atual demanda daquela localidade. A necessidade é de, no mínimo, o dobro de homens. Ou seja, 40 bombeiros”, aponta o parlamentar. Procurado pelo comando da unidade, Galeno Torquato informa que uma das iniciativas levantadas pela corporação, seria a realização de um “concurso regionalizado”, fixando os trabalhadores em sua região de origem, dada à dificuldade de composição do quadro funcional com pessoas de outras partes do estado.
O atual Sub Grupamento padece ainda com falta de infraestrutura física. A companhia funciona atualmente em um prédio cedido, sendo necessária, portanto, a construção de um quartel em modelo padrão, cuja estrutura custa em média 1 milhão de reais. Outras necessidades recaem sobre a falta de veículos. “A companhia do Corpo de Bombeiros de Pau dos Ferros não possui ambulância de resgate. A unidade sofreu um incêndio criminoso em meados de 2013, deixando inoperantes um caminhão-bomba com capacidade de 5 mil litros, uma ambulância de resgate e três motocicletas da corporação. Tais veículos não foram repostos, tornando ainda mais difícil o desenvolvimento do trabalho dos homens que ali se encontram”, afirma Galeno.
“Contando com uma escala de plantão feita por 4 encarregados, o serviço do Corpo de Bombeiros de Pau dos Ferros, que atualmente é subordinado ao grupamento de Mossoró, atende uma média de 600 ocorrências ao ano e precisa, portanto, do apoio e do auxílio desta Casa, para que possa – num futuro breve – estar mais bem equipada, melhor estruturada para realizar – com ainda mais qualidade e presteza – o serviço que já oferece à nossa região do Alto Oeste”, finaliza o deputado.
Texto Blog do Capote

Nenhum comentário:

Postar um comentário