Páginas

domingo, 15 de setembro de 2019

Bebê que nasceu com 6 kg e mais de meio metro recebe alta em MS; 'Levei um susto quando vi ele', diz mãe

Bebê nasce com mais de 6kg em hospital de Maracaju e surpreende médico. — Foto: Tudo MS

Henrique Josué que surpreendeu muita gente ao nascer com exatos 6,045 Kg e com 55 centímetros de comprimento, deixou o hospital na manhã dessa sexta-feira (13), em Maracaju, a 158 km de Campo Grade. Ele já está em casa com toda a família, os pais e mais cinco irmãos. Segundo a secretaria estadual de Saúde, Henrique é considerado até agora o terceiro maior bebê que nasceu em Mato Grosso do Sul em 2019.

De acordo com a mãe da criança, Esidra Romero, de 36 anos, que deu a luz após um procedimento de cesárea na última quarta-feira (11), disse que o filho foi o centro das atenções dentro da unidade: Quando eu vi ele, levei um susto. Nunca tinha visto um recém-nascido tão grande assim", explica ao G1.
Esidra com o filho Henrique que nasceu com mais 6kg em hospital de Maracaju (MS). — Foto: Arquivo pessoal/Esidra Romero

Conforme o médico responsável pelo parto, Johnny Maffei Lemos, Henrique nasceu com 55 centímetros e é considerado um caso raro. O especialista explica que o tamanho da criança já era esperado, pois Esidra apresentou durante a gravidez diabete gestacional.

"Por conta dessa descompensação metabólica, isso interferiu no tamanho do Henrique. Graças a Deus ele e nem a mãe teve complicações na hora do parto. A criança nasceu perfeita e saudável", explica.
Henrique já recebeu alta e está em casa, em Maracaju. — Foto: Arquivo pessoal/Johnny Maffei Lemos

Conforme o especialista, dos 3 mil partos que já fez no hospital da cidade, esse surpreendeu não só ele, mas toda a equipe. Johnny conta que durante os últimos 15 dias da gestação de Esidra, uma ultrassom foi realizada e constatou que o bebê já estava com cerca de 5,5 kg.

"Esse peso do nascimento já esperávamos porque até o dia do parto, o bebê ganha geralmente uns 30 gramas de peso por dia. Com o cálculo, tínhamos a certeza que ele chegaria aos 6 kg", relembra.

De acordo com Lemos, a média de peso para recém-nascidos do sexo masculino é de 3,300 kg e para menina, a média chega aos 3,200 Kg.

Grandes bebês de MS

De acordo com a secretaria estadual de Saúde, neste ano, nasceram 3 crianças com peso de 6 kg a 6,999 Kg, sendo uma na cidade de Rio Negro, Coxim e Henrique, em Maracaju. Já bebês que pesaram entre 4 kg a 4,999 kg, o estado registrou 1.043 nascimentos.

Rafael Gomes da Silva faz parte desta estatística. Ele nasceu no dia quatro de janeiro com 5,7 kg e 54 cm, em Ponta Porã, região sul do estado. A cesária foi considerada de alto risco pela equipe médica e feita aos 37 semanas de gestação.
Rafael nasceu com 5.720 gramas e 54 cm de estatura — Foto: Divulgação/Arquivo pessoal

A mãe do bebê, Dircenia Gomes da Rosa, de 33 anos, disse que no início achou que teria uma gravidez tranquila, até que descobriu a glicose alta. “O Rafael é meu terceiro filho, tive anteriormente outras duas gestações que foram tranquilas. Tudo correu bem até o terceiro trimestre, quando minha glicose começou a subir e ele ganhou peso, agora no final da gestação ganhou mais ainda, e já estava pesando muito minha barriga, já não aguentava mais andar, respirava com dificuldade", comentou.

O médico disse que uma das explicações para bebês com peso acima do padrão é o diabetes. "A equipe vai prestar um cuidado diferenciado nesses primeiros dias de vida, pois, há necessidade de monitorar os quadros hiperglicêmicos para impedir que ele desenvolva diabetes na fase adulta”.

* G1 MS — Campo Grande

Nenhum comentário:

Postar um comentário