Páginas

quinta-feira, 9 de julho de 2020

Vale a pena antecipar o 13º salário? Confira os prós e contras!

Especialistas orientam trabalhador a recorrer ao abono somente em casos de dívida e se tem uma reserva para arcar com as contas de fim de ano

Abono deve ser antecipado somente para pagar dívidas

Abono deve ser antecipado somente para pagar dívidas

Agência Brasil
Em meio à pandemia do novo coronavírus, qualquer dinheiro que possa complementar a renda ou ajudar a quitar as dívidas é muito bem-vindo.
Muitas empresas dão a opção para o funcionário antecipar o pagamento do 13º salário junto com as férias. Vale a pena recorrer a este crédito antes do fim do ano?
Especialistas apontam os prós e contras da antecipação.
Miguel Ribeiro de Oliveira, diretor-executivo da Anefac (Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade), orienta o trabalhador a antecipar o pagamento somente em casos de extrema necessidade.
“Só é interessante solicitar o 13º antes do fim do ano se estiver passando por uma situação difícil ou com uma dívida muito alta.”
Miguel de Oliveira
Oliveira lembra que o abono é importante para reforçar o orçamento no fim do ano, quando há maior concentração de gastos. “Também é uma reserva para pagar as contas de janeiro que são muitas.”
A educadora financeira Teresa Tayra concorda com Oliveira e acrescenta:
“Vale a pena solicitar o adiantamento quando você já tem uma certa organização financeira e consciência de que não vai precisar do dinheiro para arcar com as compras extras de fim de ano e de janeiro.”
Teresa também pondera que muitas pessoas acabam resgatando o dinheiro para saldar problemas recorrentes, como quitar dívidas do cartão, por exemplo, sem mudar seu comportamento de consumo.
“Solicitar o adiantamento para quitar uma dívida antes de ter a consciência de gastar menos que ganha, trará resultados frustrantes.”
Teresa Tayra
Rejane Tamoto, planejadora financeira pontua que é preciso administrar muito bem o uso do 13º salário.
“Se as contas estão fechando com tranquilidade, a antecipação valeria a pena para ser investida em sua reserva de emergência. Ou seja, em aplicação de renda fixa, de baixo risco e liquidez.” Rejane Tamoto
Dessa forma, segundo ela, o dinheiro ficaria rendendo até o fim do ano, antes de ser usado para fazer frente às despesas desse período.
“A recomendação de pedir a antecipação do 13ª para investir é para quem tem disciplina e não vai usar o recurso em gastos inesperados ou compras por impulso.”
Rejane Tamoto
Rejane engrossa o coro de Oliveira e Teresa sobre o uso consciente do dinheiro para quitar dívidas.
Ela destaca, porém, que o trabalhador deve aproveitar a oportunidade para reorganizar o orçamento, ajustar as despesas à renda e começar a poupar, mesmo que pouco, para chegar no fim do ano com fôlego.
Seguem algumas dicas dos especialistas sobre a antecipação do abono salarial:
• Anote em planilha, caderno ou aplicativo todos os recebimentos e as despesas de forma detalhada. É preciso computar até os gastos que julga insignificantes: cafezinho, docinho etc.;
• Mapeie seus gastos e aproveite para cortar despesas desnecessárias. Se gasta mais do que ganha, liste algumas ações para podem ajustar a melhorar o orçamento antes mesmo da solicitação do abono;
• Faça uma lista do que poderia ser feito com o valor antecipado. É algo urgente que precisa ser comprado? Ou seria para suprir desejos imediatistas?
• Imagine o final do ano sem o valor. Você tem outras fontes para os gastos extras de Natal e para arcar com as contas início de ano (IPTU, IPVA, matrícula e uniforme escolar)?
• Nos últimos anos, você tem feito as antecipações sem nenhum tipo de planejamento, e acabou se apertando no início do ano?
“Se ainda assim for necessário contar com parte do valor antecipado, invista em uma reserva de emergência o restante, para não se ver obrigado a recorrer a um empréstimo no fim do ano”, diz Rejane.

Nenhum comentário:

Postar um comentário