Páginas

terça-feira, 1 de novembro de 2022

Deputado do caso dos “dólares na cueca” aparece para comemorar com Lula

 


Assessor de José Guimarães foi flagrado em 2005 com 100 mil dólares na cueca

Uma das figuras a aparecer perto do ex-presidente Lula (PT) na noite deste domingo (30), durante o discurso feito por ele após o resultado do segundo turno das eleições presidenciais, foi o deputado federal José Guimarães (PT-CE). Na Câmara desde 2007, o parlamentar é protagonista de um dos escândalos mais famosos ocorridos durante os governos petistas.

Em 2005, quando o esquema do mensalão começou a ser descoberto, o chefe de gabinete de Guimarães, José Adalberto Vieira, foi preso no embarque do Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, com 100 mil dólares (R$ 530 mil na cotação atual) escondidos na cueca enquanto aguardava um voo para Fortaleza, capital do Ceará.

Além da quantia escondida na roupa íntima, o assessor tinha mais R$ 209 mil em uma mala de mão. Após a repercussão do caso, José Genoíno, irmão de Guimarães, deixou a direção do PT.

Por conta do caso, o Ministério Público Federal (MPF) apresentou uma denúncia na qual associava o dinheiro ao pagamento de propina em contratos do consórcio Sistema de Transmissão do Nordeste e do Banco do Nordeste. No entanto, o caso prescreveu em agosto de 2021.

O processo sobre o caso tramitava na Justiça Federal do Ceará, porque o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, declarou incompetência da Corte para julgar o assunto. Em 2012, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) já havia inocentado Guimarães.

Por Portal Novo Norte

Nenhum comentário:

Postar um comentário