Páginas

domingo, 11 de janeiro de 2026

Mundo Irã pode atacar bases de Israel e EUA após ameaças de Trump; entenda

 

O governo do Irã, cujo líder Supremo é o aiatolá Ali Khamenei, ameaçou atacar bases militares de Israel e EUA após o presidente Donald Trump dizer que poderia intervir no país caso o regime mate manifestantes pacifistas no país, que registra uma onda de protestos.

A declaração de ameaça foi dada pelo presidente do Parlamento Iraniano, Mohammad Bagher Qalibaf. Outro representante político que se manifestou, o presidente Masoud Pezeshkian, também acusou neste domingo os EUA e Israel de “semear caos e desordem”, além de pedir que o povo iraniano se afastasse daqueles que classificou como “baderneiros e terroristas”.

Contudo, o presidente também adotou um discurso conciliador ao afirmar que está disposto a “ouvir seu povo”.

As manifestações no Irã são reflexo de um momento tenso no país, que observou golpes contra seus aliados próximos, e também ainda avalia os efeitos do pós-guerra contra Israel. Os protestos iniciaram no país ainda no fim de 2025, e se intensificaram nos últimos dias. O último protesto registrado nesta magnitude foi em 2022, quando a jovem Mahsa Amini foi morta por, supostamente, descumprir o código de vestimenta para mulheres.

Nenhum comentário:

Postar um comentário