Páginas

quarta-feira, 12 de maio de 2010

Pau dos Ferros capacita profissionais de saúde para o combate ao vírus da raiva

Secretário de Saúde de Pau dos Ferros, Fabrício Torquato
Bairro onde aconteceu um caso de contaminação pelo vírus da raiva

A Prefeitura de Pau dos Ferros, em parceira com o Instituto de Defesa e Inspeção Agropecuária do RN - IDIARN e VI Unidade Regional de Saúde Pública – VI URSAP, vão habilitar profissionais que podem atuar diretamente com os morcegos hematófagos, transmissores do vírus da raiva, ou possíveis pacientes infectados por ele.

Essa capacitação acontecerá nesta quinta-feira, 13, às 14 horas, no auditório da Câmara Municipal de Vereadores de Pau dos Ferros. Profissionais do IDIARN estarão orientando os médicos, enfermeiros, profissionais de saúde dos PSFs, além dos agentes de endemias. O treinamento será aberto a toda população que deseja conhecer os procedimentos corretos a serem adotados diante do contato com esta espécie de morcegos.

Este treinamento é uma das primeiras etapas a serem realizadas no combate a essa doença em Pau dos Ferros. Após essa capacitação, que acontecerá hoje, uma outra qualificação será ministrada exclusivamente aos agentes de endemias, pois eles vão atuar junto aos técnicos do IDIARN, na captura dos morcegos.

Além do treinamento, os Agentes estão sendo imunizados preventivamente contra o vírus da raiva. Afinal, eles terão contato direto com os animais que podem estar contaminados.

Esse trabalho de combate aos transmissores do vírus, irá começar pelo Bairro João XXII, onde foi capturado um morcego, e que após a realização de exames em Natal, ficou comprovado que ele estava contaminado. Após a conclusão dos trabalhos de capturas neste bairro, outras áreas receberão a atenção dos técnicos.

Diante da presença da doença em Pau dos Ferros, o Secretário de Saúde de Pau dos Ferros, Fabrício Torquato, determinou que fosse dada atenção especial ao caso. “Acho importante à participação de todos os profissionais e também da população, neste treinamento que acontecerá hoje, como forma de se prevenir desta doença” destacou o secretário.

CONTAMINAÇÃO – A captura do morcego contaminado que aconteceu em Pau dos Ferros, ainda no mês de abril, e se deu após o animal ter atacado dois irmãos enquanto elas dormiam em sua casa, no Bairro João XXIII.

O pai das crianças, sendo uma menina de 9 e um menino de 6 anos, tomou o cuidado de capturar o morcego. Após isso, imediatamente procurou o atendimento médico, onde foram tomadas todas as precauções, evitando que as crianças adoecessem.

Com este tratamento, segundo Fabrício, as crianças passam muito bem. “Mesmo sabendo que elas não correm riscos, elas continuam sendo acompanhadas e ainda esta semana, serão avaliadas por um neurologista, como forma de prevenção” afirmou Fabrício Torquato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário