Páginas

sexta-feira, 3 de maio de 2013

A importância da Municipalização do Trânsito em Pau dos Ferros



O Código de Trânsito Brasileiro completa dezesseis anos. Sua modernidade deriva da vinculação aos preceitos inovadores estabelecidos na Constituição Federal e cuja efetividade depende do comprometimento de todos, para redimir o trânsito brasileiro de ostentar níveis estatísticos elevados de acidentes, de transgressão das normas de circulação, de inobservância dos cuidados básicos com a segurança pessoal e veicular.
A legislação de trânsito desperta cada vez mais o interesse da sociedade. Pessoas de todas as idades, condutores de veículos e cidadãos em geral, procuram atualizar-se no conhecimento do CTB e na sua regulamentação, seja como meio para desenvolver comportamentos seguros no trânsito, ou para reivindicar de todos os órgãos e agentes públicos e privados.
Em nosso município é gritante a necessidade de políticas de trânsito para se conseguir aumentar a segurança no trânsito, promover a educação, o exercício da cidadania, a participação e a comunicação com a sociedade, e principalmente, garantir a mobilidade e acessibilidade com segurança e qualidade ambiental a toda a sociedade pauferrense, que hoje mais esclarecida, reivindica a um órgão existente, mas sem condições físicas e circunscricional de absorver os problemas do trânsito local. (Lei 9.503/97 Art. 24)
Para fortalecer o Sistema Nacional de Trânsito é fundamental que o município dê sua parcela de contribuição, pois já se passaram dezesseis anos e o problema local continua aumentando a cada ano. As estatísticas mostram um aumento nos acidentes de trânsito em nossa cidade que já ultrapassam os cento e cinqüenta acidentes anuais registrados. Alguns pontos críticos foram resolvidos pelo o município com algumas atitudes simples ao fecharem alguns pontos de retornos inadequados, como o em frente da Caern e o em frente a Play Boy Sport, este último todos os dias tinha ocorrências de acidentes de trânsito, além de muito mais que isso, ficou necessitando fechar o retorno do Hospital Nelson Maia, que inclusive já houve acidentes fatais.
Certamente, com pequenas atitudes como esta já tivemos resultados positivos, vemos que, com certeza, teremos um trânsito muito mais humano e organizado, se municipalizado.

Matéria enviada por um Pauferrense. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário