Páginas

terça-feira, 1 de abril de 2014

ASSPMBM/RN presta apoio aos Militares Estaduais do Maranhão

ASSPMBM/RN presta apoio aos Militares Estaduais do Maranhão

“Nós, praças do RN, estamos solidários com a situação enfrentada pelos militares do Maranhão. Reconhecemos a importância da valorização profissional e sabemos da dificuldade dos PMs e bombeiros, em conseguir do Estado, as mínimas condições de trabalho, para o exercício da função. Desde já, contem com o nosso apoio nas lutas em defesa de suas demandas”. A declaração é do sargento Eliabe Marques, presidente da Associação de Subtenentes e Sargentos Policiais e Bombeiros Militares do RN, em apoio a cerca de 90% de militares que paralisaram suas atividades no estado, desde quarta-feira passada (26).
Há cinco dias, policiais e bombeiros militares do Maranhão estão aquartelados, de forma ordeira e pacífica, em frente à Camara Municipal de São Luiz para protestar contra o descaso com que o Governo estadual tem lidado com a segurança pública, sobretudo em relação às condições de trabalho dos profissionais que nela atuam.  Em média, 90% do efetivo já paralisaram as atividades operacionais e somente neste fim de semana, a ocorrência de homicídios no estado maranhense aumentou consideravelmente. Já aderiram à operação, além da capital, cidades como Imperatriz, Caxias, Bacabau, por exemplo.
Dentre as demandas do setor, a classe reivindica o reajuste salarial de 18%, previsto no Plano de Valorização dos Servidores Estaduais, vantagem que até então, não tem previsão de ser incorporada aos vencimentos dos militares. Eles também cobram do Estado o escalonamento dos rendimentos, para equilibrar as remunerações relacionadas às patentes militares. Em assembleia geral realizada no último dia 13, militares deflagraram a “Operação Legal”, que se baseia na recusa do policial e bombeiro militar a exercer a função ostensiva, caso o Estado não ofereça condições mínimas para o exercício da função.
Com isso, militares passaram a frequentar aos batalhões vestidos à paisana, em protesto quanto à falta de aquisição de novos fardamentos que não é feita há dois anos. Com a operação, também foram identificadas inúmeras viaturas em situação irregular, perante o Código de Trânsito Brasileiro.   A intenção do efetivo com a ação é deliberar junto ao comando e demais autoridades quanto ao atendimento das demandas até o dia 6 de abril.

Nenhum comentário:

Postar um comentário