Páginas

domingo, 19 de fevereiro de 2017

Secretário de Defesa Social de PE afasta líderes de associações policiais dos cargos

Medida terá duração de 120 dias e foi publicada em portaria no boletim da pasta no sábado (18).

Secretário Angelo Gioia assinou portaria que determina afastamento dos líderes da Associação de Cabos e Soldados de Pernambuco (Foto: Marlon Costa/ Pernambuco Press) 
 
O secretário de Defesa Social de Pernambuco, Angelo Gioia, afastou o presidente e o vice da Associação de Cabos e Soldados de Pernambuco (ACS-PE), Albérisson Carlos e Nadelson Leite, de seus cargos na Polícia Militar. O afastamento, de 120 dias, foi motivado por cometimento de crimes militares e foi anunciado no Boletim Geral da pasta do sábado (18).
De acordo com o texto da portaria, os dois cabos são acusados de “praticarem, em tese, fatos incompatíveis com a função pública, os quais afetam a ética, como também a honra pessoal e o decoro da classe”. Ainda segundo a portaria, o afastamento é renovável por mais 120 dias caso o Processo Administrativo Disciplinar Militar a que os cabos respondem não seja concluído nesse prazo.
Durante entrevista coletiva para esclarecer os motivos da troca dos comando da Polícia Militar e da chefia da Polícia Civil, na sexta (17), Gioia afirmou que a decisão não levou em conta as reivindicações da categoria porque os líderes das associações não eram reconhecidos como representantes dos profissionais. Por meio de passeatas, a categoria havia feito queixas sobre a falta de diálogo com os comandos.
Procurado pelo G1, o presidente da ACS-PE, Albérisson Carlos, acredita que o afastamento é motivado pela manutenção da Operação Padrão, deflagrada desde dezembro do ano passado. “O governo do estado está nos perseguindo porque a gente está realizando a Operação Padrão dentro da lei. Ao invés de a secretaria procurar resolver o que há de errado, eles preferem nos punir e fazer ameaças”, comenta.

Reincidência

Em dezembro, os representantes da ACS-PE foram presos em flagrante por descumprirem uma ordem judicial que proibia bombeiros e policiais militares para discutir greve. A prisão ocorreu na Praça do Derby, no Centro do Recife, durante discurso de Albérisson Carlos em um trio elétrico no local. Os dois foram detidos por policiais da Companhia Indepentende de Operações Especiais (Cioe) e do Batalhão Especial em Policiamento Interior (Bepi).
Presidente e vice da ACS-PE foram presos em flagrante no Recife por descumprir ordem judicial, no dia 9 de dezembro (Foto: Marlon Costa/Pernambuco Press)

Nenhum comentário:

Postar um comentário