Páginas

quarta-feira, 8 de março de 2017

Prefeitura recebe reunião para retomada do Comitê Gestor Municipal de Políticas Sobre Drogas

Uma das primeiras ações do Comitê será a criação do Plano Municipal de Políticas Sobre Drogas

Imagem
Prefeitura recebe reunião para retomada do Comitê Gestor Municipal de Políticas Sobre Drogas - Secretaria de Comunicação Social
A Prefeitura Municipal de Mossoró recebeu nesta terça-feira (07) reunião com o Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) para retomada do Comitê Gestor Municipal de Políticas Sobre Drogas (COMUD), que é formado por todas as secretarias municipais.
A reunião foi realizada no Salão dos Grandes Atos do Palácio da Resistência e contou com a participação da prefeita Rosalba Ciarlini, secretários municipais Abraão Padilha de Brito (Fazenda ), Lahyre Neto (Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Agricultura e Turismo ), Magali Delfino (Educação, Cultura, Esporte e Lazer ), Kátia Pinto (Infraestrutura, Meio Ambiente, Urbanismo e Serviços Urbanos ), General Eliéser Girão Monteiro Filho (Segurança Pública, Defesa Civil, Mobilidade Urbana e Trânsito), Lorena Ciarlini (Desenvolvimento Social e Juventude ), Aldo Fernandes (Planejamento), Aglair Abreu (Comunicação Social), Carlos Eduardo Ciarlini Rosado (Gabinete do Prefeito) e Doriana Burlamaqui (Secretária Executiva de Meio Ambiente) e dos promotores de justiça Olegário Gurgel, Luciana Almeida e Sandra Santiago.
A coordenadora do Centro de Apoio às Promotorias de Justiça da Infância, da Juventude e Família, promotora Sandra Santiago, informou que o COMUD já havia sido instituído por lei municipal, mas necessitava que suas ações fossem retomadas. Ela disse que a reunião foi positiva e avaliou que os secretários municipais estão conscientes “do seu papel, nessa temática da política de drogas”. “Sentimos a força de vontade de realmente desempenhar, dentro de suas áreas, as políticas necessárias para a gente concretizar todos os objetivos que o Sistema Municipal de Política Sobre Drogas preconiza na lei municipal e também das diretrizes nacionais preconizadas pela Lei 11.343”, acrescentou.
A prefeita Rosalba Ciarlini destacou que a prevenção no combate às drogas será desenvolvida, não somente com a integração das secretarias, mas com o apoio do MPRN e diversas outras instituições, como igrejas, escolas, associações, entre outras. “Precisamos sensibilizar que se não tivermos a prevenção, só vai crescer mais esse problema tão evidente, que é a droga”, alertou.
A prefeita acrescentou que além da prevenção, o Município vai procurar criar condições de apoiar e recuperar pessoas que estão precisando de assistência maior. “É um trabalho muito amplo. Não é fácil, mas nós temos que dar passos nessa caminhada. E tem que ser com a participação de todos, pois se trata de uma responsabilidade de todos os cidadãos”, ressaltou.
Na oportunidade, o secretário Eliéser Girão foi escolhido para presidir o COMUD, tendo a secretária Lorena Ciarlini como vice. Uma das primeiras ações do Comitê será a criação do Plano Municipal de Políticas Sobre Drogas. Um plano já havia sido criado anteriormente, mas os representantes do MPRN orientaram pela criação de um novo, com novas ações e metas em sua constituição.
Foi definido ainda que o COMUD se reunirá na segunda terça-feira de cada mês, como a próxima reunião agendada para o dia 11 de abril.
O Câmara

Nenhum comentário:

Postar um comentário