Páginas

terça-feira, 25 de junho de 2013

Mundo: Presidência diz que Mandela continua em estado crítico, mas estável

Folha de São paulo
O ex-presidente da África do Sul Nelson Mandela, 94, continua internado em estado grave, mas estável, nesta terça-feira, segundo o gabinete da Presidência. O líder negro está há 17 dias em um hospital de Pretória, após uma recaída de uma infecção pulmonar.
Em comunicado, o gabinete do presidente Jacob Zuma informou que os médicos estão fazendo "o melhor para recuperar e estabilizar" o ex-mandatário. Mais cedo, uma das netas de Mandela, Ndileka, havia confirmado o estado de saúde em entrevista à agência de notícias France Presse.

Nelson Mandela

O governo sul-africano ainda informou que o líder negro não receberá a visita do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, que passará no próximo fim de semana à África do Sul durante viagem ao continente.
As preocupações com a saúde de Mandela voltaram a aumentar no último domingo (23). Após uma melhora na semana passada, o líder negro voltou a ter uma recaída. Na segunda, o presidente Jacob Zuma pediu aos sul-africanos que rezem por Mandela.
"Todos nós devemos aceitar como país que Madiba --como Mandela é conhecido popularmente na África do Sul-- é agora mais velho, que tem 94 anos", disse Zuma aos jornalistas, durante um encontro com a imprensa local e internacional organizado pelo Congresso Nacional Africano (CNA), que um dia foi liderado por Mandela.
O líder negro foi internado no dia 8 com uma infecção pulmonar recorrente. Esta é a quarta vez desde dezembro que o Nobel da Paz é hospitalizado, e há uma sensação crescente entre os 53 milhões de sul-africanos de que um dia terão de dizer adeus ao líder.
Mandela tem um histórico de problemas pulmonares que datam de seu tempo na prisão em Robben Island, perto da Cidade do Cabo. Em dezembro, passou quase três semanas no hospital com uma infecção pulmonar, após uma cirurgia para remover cálculos biliares.
Ele deixou o cargo de presidente em 1999, após um único mandato, e se afastou da vida política há uma década. Sua última aparição em público foi na final da Copa do Mundo de futebol em Johannesburgo, em 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário