Páginas

segunda-feira, 22 de março de 2021

DIFERENÇA ENTRE FEMINISMO E FEMINISTA


 *_Por Renata Fernandes Paiva  - via Facebook_* 
Nem estava a fim de justificar meu post anterior , porém deveríamos entender melhor o significado real da palavra feminismo. 
Antes de qualquer pré julgamento.
Amigos, o Dia Internacional da Mulher é uma data significativa. Marca um acontecimento histórico importante. É um dia para lembrar que até pouco tempo atrás as mulheres ocidentais ainda viviam cerceadas e sem acesso a vários direitos, como o voto; sem falar nas dificuldades para estudar e trabalhar em diversas profissões. O papel do feminismo foi essencial para mudar este cenário, assim como os diversos movimentos em que se dividiu, dos quais destaco o sufragista, que defendia o direito das mulheres de votar (). E apesar dos avanços, ainda há muito a fazer em muitos países, em múltiplos aspectos.
É certo que, hoje em dia, a moda do debate raso faz confundir as mulheres que lutam seriamente por emancipação feminina com um grupo de pessoas teatrais que se intitulam feministas. Generalização costuma tornar superficiais as discussões e resultar em agressões gratuitas e desnecessárias - e isso vale para ambas as partes. 
Na minha opinião, algumas dessas neofeministas geraram uma antipatia maior pelo movimento ao elegerem ações toscas ou francamente tolas. Assim,  empurraram muitas pessoas para o caminho oposto, atraindo mais raiva para a causa. Ou seja, um DESSERVIÇO! 
Por outro lado, vejo muitos ataques ao feminismo como um todo, diminuindo-lhe a importância no aprimoramento de nossa sociedade. Se alguém quiser identificar a importância do feminismo-raiz neste mundo, é só pensar que, há menos de cem anos, a situação das mulheres ocidentais se aproximava bastante da atual em que vivem as mulheres de alguns países do oriente médio. Assim, chega a ser ofensivo publicar postagens desdenhosas, embalando todo o feminismo em um pacote minúsculo e uniforme. Demonstra apenas ignorância e preconceito.
É uma pena que isso aconteça. Todos perdemos.
Grupo Jucelino Rêgo

Nenhum comentário:

Postar um comentário