O AirCar — um carro que se transforma em avião — foi autorizado a voar depois de completar 70 horas de testes e mais de 200 pousos e decolagens em um aeroporto da Eslováquia.
O anúncio foi feito nos perfis de rede social da fabricante Klein Vision na terça-feira (25).
O carro voador recebeu um Certificado de Aeronavegabilidade da Autoridade de Transporte Eslovaca. De acordo com um comunicado divulgado pela empresa, os voos de teste foram compatíveis com os padrões da Agência Europeia de Segurança da Aviação (EASA).
“Os desafiadores testes de voo incluíram toda a gama de manobras de voo e desempenho e demonstraram uma surpreendente estabilidade estática e dinâmica do veículo quando está em modo aeronave”, disse a empresa.
Um porta-voz da Klein Vision disse à CNN que é necessária uma licença de piloto para dirigir o veículo híbrido, e acrescentou que a empresa espera colocar o “AirCar” à venda dentro de 12 meses.
Uma equipe de oito especialistas passou mais de 100.000 horas transformando conceitos de design em modelos matemáticos que permitiram a produção do protótipo do carro voador.
O “AirCar” é movido por um motor BMW de 1,6 litros e funciona com um simples “combustível vendido em qualquer posto de gasolina”, disse Anton Zajac, cofundador da Klein Vision, em comunicado à CNN.
O veículo pode voar a uma altitude máxima de 18.000 pés (cerca de 5,4 quilômetros), acrescentou Zajac.
Agência Brasil
R.P
Nenhum comentário:
Postar um comentário