Páginas

domingo, 29 de agosto de 2010

Acidente de helicóptero mata dez militares na Venezuela


Dez militares venezuelanos morreram na queda de um helicóptero, no estado de Apure, fronteira com a Colômbia, onde realizavam uma operação antidrogas.

O comandante geral da Guarda Nacional Bolivariana, Luis Motta, informou neste sábado que o acidente ocorreu na tarde da sexta-feira quando os militares, a bordo do helicóptero russo MIM-17, auxiliavam nas buscas de um grupo de narcotraficantes na região fronteiriça.

"Após deixar em terra uma patrulha militar, o helicóptero sofreu o acidente quando decolava", afimou Motta ao canal estatal VTV.

"Morreram três oficiais e sete soldados da Guarda Nacional", acrescentou.

Motta disse que apesar do acidente, os narcotraficantes foram capturados.

A porosidade da fronteira binacional tem ocasionado conflitos frequentes entre os vizinhos.

A acusação do governo do então presidente colombiano Álvaro Uribe sobre a suposta presença de acampamentos guerrilheiros na Venezuela foi o pivô da crise que levou à ruptura de relações diplomáticas entre Caracas e Bogotá, em julho.

O aumento da segurança na extensa fronteira de mais de 2 mil quilômetros entre Venezuela e Colômbia passou a ser prioridade entre os governos do colombiano Juan Manuel Santos e do venezuelano Hugo Chávez, que restabeleceram relações diplomáticas no início do mês.

Há pouco mais de uma semana os dois governos chegaram a um acordo para estabelecer "canais permanente" de comunicação entre os ministérios de Defesa para combater o fluxo de narcotraficantes, guerrilheiros e paramilitares na fronteira entre os dois países.

Nenhum comentário:

Postar um comentário