Supõe-se que o objetivo principal de uma pesquisa eleitoral seja apresentar um quadro do momento da campanha.
Servem também para os candidatos observarem a receptividade de suas propostas pelos eleitores, redefinir estratégias e corrigir rumos.
A guerra de informações existente na campanha do RN tem outros objetivos: confundir o eleitor, criar factóides para as equipes de marketing dos candidatos e, infelizmente, mudar o foco do que realmente deve ser essencial numa campanha, qual seja, a apresentação de propostas e o debate sobre os principais problemas enfrentados pela sociedade.
A avalanche de números também contribui para nivelar por baixo a credibilidade dos Institutos de Pesquisas. Coloca-se em dúvida a forma como a pesquisa é feita e porque esse ou aquele município não foi selecionado.
Pesquisas sérias são aquelas em que os entrevistados refletem as características gerais da população. Se existirem 60% de mulheres e 40% de homens a amostra deverá apresentar esta mesma proporção.
Neste sentido, não é preciso pesquisar todos os municípios do Estado, mas é indispensável que sejam pesquisadas todas as regiões e, sobretudo, que a amostra reflita as características do eleitor em todos os seus aspectos, como: sexo, faixa etária, renda, grau de instrução, etc.
Procedendo-se com a devida isenção e com rigor metodológico, as pesquisas retratam o momento da campanha e sugerem as tendências de comportamento do eleitor.
Servem também para os candidatos observarem a receptividade de suas propostas pelos eleitores, redefinir estratégias e corrigir rumos.
A guerra de informações existente na campanha do RN tem outros objetivos: confundir o eleitor, criar factóides para as equipes de marketing dos candidatos e, infelizmente, mudar o foco do que realmente deve ser essencial numa campanha, qual seja, a apresentação de propostas e o debate sobre os principais problemas enfrentados pela sociedade.
A avalanche de números também contribui para nivelar por baixo a credibilidade dos Institutos de Pesquisas. Coloca-se em dúvida a forma como a pesquisa é feita e porque esse ou aquele município não foi selecionado.
Pesquisas sérias são aquelas em que os entrevistados refletem as características gerais da população. Se existirem 60% de mulheres e 40% de homens a amostra deverá apresentar esta mesma proporção.
Neste sentido, não é preciso pesquisar todos os municípios do Estado, mas é indispensável que sejam pesquisadas todas as regiões e, sobretudo, que a amostra reflita as características do eleitor em todos os seus aspectos, como: sexo, faixa etária, renda, grau de instrução, etc.
Procedendo-se com a devida isenção e com rigor metodológico, as pesquisas retratam o momento da campanha e sugerem as tendências de comportamento do eleitor.
Fonte Politica Pauferrense
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