11 de setembro. Data marcada pelo atentado terrorista que ocorreu nos EUA em 2001, lembrada com grande tristeza e pesar em todas as partes do mundo, principalmente nos países ocidentais. Porém, hoje (11/09), é um dia comemorativo na Polícia Militar do Rio Grande do Norte. Obviamente, não pela tragédia ocorrida no solo norte americano e sim porque exatamente há 21 anos – 11 de setembro de 1990, foi incluída a primeira turma de soldados na Corporação, composta exclusivamente por mulheres, formadas no nosso Estado.
Conhecida como “As Pioneiras”, a primeira turma de policiais femininas era constituída de 57 alunas, formadas no Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças – CEFAP, localizado no Conjunto Potengi. O Curso de Formação de Soldados durou 4 meses – concluído no dia 22 de dezembro de 1990, e teve como a primeira colocada a Sd PM Sílvia Bezerra Dantas (atualmente Sargento PM Sílvia).
Também fizeram parte daquele curso de formação as Alunas Soldado PM Margarida e Lidiane, hoje respectivamente Tenente Coronel PM Margarida (Coordenadora do PROERD) e a Major PM Lidiane (da Diretoria de Apoio Logístico).
Naquele ano, a PMRN estava sendo comandada pelo Cel PM Virgílio Tavares e tinha o efetivo de apenas 5 mil homens. As policiais estavam sendo formadas para atuar no policiamento turístico e de trânsito, bem como na Penitenciária João Chaves.
A turma de soldados 1990 representou para a Polícia Militar um marco histórico, um divisor de águas na Instituição, porque a partir da inclusão daquelas “guerreiras” abriram-se definitivamente as portas para as mulheres na Corporação. Hoje a presença feminina em nossa Instituição é uma realidade. Assim, essas profissionais e os seus serviços prestados, protegendo a sociedade potiguar, muito nos orgulha e nos enche de brio, pois sem essas bravas mulheres, certamente, a PMRN jamais seria a mesma. Por tudo isto só nos resta parabenizá-las e agradecê-las.
Nenhum comentário:
Postar um comentário