Páginas

sexta-feira, 18 de maio de 2012

Pau dos Ferros realizou, com sucesso, a Semana de Combate à Exploração e Abuso Sexual de crianças e adolescentes



 

Na tarde desta sexta-feira, 18, chegou ao fim a programação da Semana de Combate a Exploração e Abuso Sexual de Crianças e Adolescentes realizada na cidade de Pau dos Ferros. A programação que teve início segunda-feira, 14, se deu com a realização de diversos eventos, como palestras, caminhadas, fórum e debates.
A promoção faz parte do trabalho realizado pelo CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) e Secretaria da Juventude, Habitação e Assistência Social – SEMJHAS de Pau dos Ferros.
O ponto alto foi a realização, na noite desta quinta-feira, 17, do I Fórum de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes que contou com a participação do Vice-prefeito, Fabrício Torquato, que representou o Prefeito, Leonardo Rego, que cumpre agenda administrativa em Brasília, além do Delegado, Inácio Rodrigues de Lima Neto, titular da 4ª Delegacia Regional de Polícia Civil, Tenente Araújo, representante da Polícia Militar, vereadores, representantes do CREAS, SEMJHAS, Conselho Tutelar e dezenas de populares que estiveram presentes.
Em suas palavras, o Vice-prefeito, Fabrício Torquato, destacou que o trabalho não pode ficar restrito a órgãos como o Conselho Tutelar ou as polícias. Segundo ele, “é indispensável à participação da sociedade. Afinal, nada é mais pavoroso que uma criança não poder crescer sem o gozo pleno dos seus direitos” enfatizou.
Já a representante da SEMJHAS, Josefa Egland, concordou com Fabrício, ao afirmar que é necessário envolver a sociedade, pois a responsabilidade é, exclusivamente dos adultos, em proteger e zelar pelo pleno cumprimento dos direitos das crianças e do adolescentes.
No panorama mostrado pela Rede de Proteção Social, composta por CREAS, Polícia Civil e Militar, além de Conselho Tutelar e Poder Judiciário, uma mensagem foi única para todos os representantes da rede, onde é imprescindível a atuação desses órgãos. Porém, em suas palavras, todos também afirmaram que é necessário mais investimentos e estruturação dessa rede, bem como, uma forma de engajar a sociedade nessa luta.
Ainda segundo Josefa Egland, com a participação popular e os resultados apresentados ao longo do Fórum, é certo que o encontro foi um sucesso. Sem dúvidas, mostra que o caminho vem sendo traçado da forma correta e que os esforços serão direcionados para melhorar, ainda mais, este trabalho.
Fechando a programação, nesta Sexta-feira, nos pontos de maior movimentação de Pau dos Ferros, foram realizados trabalhos de adesivação de veículos e panfletagem, com mensagens de proteção ao direito das crianças e adolescentes. Como última atividade, os organizadores da Semana, foram a Rádio Cultura onde apresentaram o saldo positivo das ações, bem como reforçaram a mensagem de envolvimento da sociedade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário