Páginas

sexta-feira, 7 de junho de 2019

Personagem...“Lobisomem de Martins” é paulista, famoso, vai à praia e tem Facebook!

Animal teria aparecido na noite do dia 3 de junho e assombrado os moradores de Martins, no Oeste potiguar. A “fera” é atração de Joanópolis, cidade do interior de São paulo, conhecida como a Capital do Lobisomem
Uma imagem de um suposto lobisomem compartilhada WhatsApp afora vem causando medo e deixando os moradores do Oeste do Rio Grande do Norte com uma pulga atrás da orelha. Esse animal teria aparecido na noite do dia 3 de junho e assombrado os moradores da região. Porém, como dizem no interior, a história não passa de uma mentira cabeluda.

Vídeos e fotos divulgados nos grupos de aplicativo davam conta de uma fera, que teria aparecido e atacado animais na cidade de Martins, distante 380 quilômetros de Natal.

O boato segue com uma prisão do homem por trás do lobisomem, que supostamente havia sido capturado pela Polícia Civil na cidade de Caiçara do Rio do Vento (uivante?) no litoral norte do RN. A informação foi desmentida pela assessoria de imprensa da corporação, na tarde desta quinta-feira (6).

O personagem mítico e fictício que, reza a lenda, se transforma em lobo ao avistar a lua cheia tem origem europeia mas se tornou figura comum no imaginário brasileiro e ganhou força também no folclore potiguar. No entanto, o “lobisomem de Martins” é paulista e está a quase três mil quilômetros do Rio Grande do Norte.
A criatura é um famoso personagem de Joanópolis, um município do interior de São Paulo, que tem página no Facebook, já foi cabo eleitoral, vai à praia, aparece em festas e faz a alegria de turistas que visitam a “Terra do Lobisomem”. Tudo de brincadeira. A lenda de que uma criatura metade homem e metade lobo teria sido avistada na cidade foi tema de um livro, intitulado Lobisomem: assombração e realidade, da folclorista Maria do Rosário de Souza Tavares de Lima em 1983.

O OP9 tratou de caçar o lobisomem e descobriu que o vídeo e a foto na verdade foram feitos na própria Joanópolis, onde o empresário Elias Costa usa a fantasia e promove o turismo local. Nós tentamos entrar em contato com o “lobisomem”, mas até o fechamento desta reportagem não obtivemos qualquer sinal de fumaça. Devido ao fluxo de mensagens, não é possível precisar como e quando o lobisomem de Joanópolis veio parar em Martins, mas a criatura já protagonizou boatos em outras regiões do país como Ceará e Mato Grosso do Sul.

Mural de Riacho da Cruz

Nenhum comentário:

Postar um comentário