Páginas

sexta-feira, 30 de julho de 2010

Município investe na qualificação dos trabalhadores




Uma das maiores dificuldades enfrentadas pelos empresários brasileiros, tem sido a contratação de mão-de-obra qualificada para atuação em suas empresas. Além disto, a ausência de um bom currículo tem deixado muitas pessoas sem uma oportunidade de emprego.
Em Pau dos Ferros, esse problema vem sendo revertido pelas ações da Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Juventude, Habitação e Assistência Social. Apenas neste mês de julho, mais de 70 pessoas foram qualificadas através de cursos oferecidos pela Secretaria.
O mais recente destes cursos, foi concluído na tarde desta Quinta-feira, 29, no Centro de Referência de Assistência Social – CRAS do Bairro João XXIII, de Pau dos Ferros, quando várias mulheres tiveram a oportunidade de receber o certificado do treinamento de escovista, oferecido por aquela unidade. Há duas semanas, outras alunas também concluíram a mesma capacitação, desta vez, no CRAS do Bairro Riacho do Meio.
“Este mesmo curso, já oportunizou que várias mulheres de Pau dos Ferros, abrissem seu próprio negócio. Na casa delas, abrem um pequeno salão, onde começam a prestar serviços a suas amigas, e a partir daí, começam a melhorar a renda familiar”, destacou a Secretaria de Assistência Social de Pau dos Ferros, Emília Suzana.
Na entrega dos certificados, cada aluna recebe um kit com escovas, secador e pranchinha, para que possam iniciar os seus trabalhos com os conhecimentos que adquiriram durante a capacitação.
Além destes cursos, o Telecentro de Pau dos Ferros também concluiu mais uma turma de informática. Outros 56 alunos concluíram o treinamento e foram certificados. “O que se aprender aqui, tem oportunizado há muitas pessoas, a chance de entrar no mundo digital”, afirmou o diretor do telecentro, Clodoeudes Fernandes.
A senhora Terezinha Viana, de 62 anos, foi uma das concluintes desta última turma do Telecentro de Pau dos Ferros. “Minhas netas tem dois computadores em casa, mas eu não sabia como mexer. Agora vou ter oportunidade de acompanhar o que elas fazem na internet”, comentou Terezinha.
O caso de Dona Terezinha, em breve não será o único entre os alunos do Telecentro Comunitário. Estar aberto o processo de seleção, através das três unidades do CRAS de Pau dos Ferros, para escolha de alunos a partir de 60 anos, para participarem da turma “Nunca é tarde para aprender”.
“Estamos investindo na qualificação dos nossos trabalhadores e também, melhorando na infraestrutura do nosso município. Assim, oferecemos condições das empresas se instalarem em nossa cidade. Afinal, é preciso oferecer estrutura para abertura de novas empresas, desde que a cidade também tenha pessoas capacitadas a assumirem estas vagas”, destacou o Prefeito Leonardo Rego.

Nenhum comentário:

Postar um comentário