Páginas

quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

AS FACES DA MORTE DE UM POLICIAL


Todos os dias morrem pessoas no Rio Grande do Norte vítimas da violência. Mas como isso caiu na rotina, a bandidagem parece que só mostra força mesmo quando a vítima é um policial. Pois bem, morrer em serviço, infelizmente, é risco em algumas profissões, principalmente na segurança pública.


O que muita gente não sabe é que a morte de um policial tem muitas faces. Vou elencar aqui algumas delas que podem ter tirado a vida de dois militares em menos de um mês. A primeira é a FORMAÇÃO. Será que os nossos soldados estão passando por um treinamento suficientemente bom para que eles tenham capacidade de enfrentar variados tipos de abordagens?


Pergunto isso por que as duas últimas mortes foram registradas durante abordagens, uma na calçada do Midway e outra em Baía Formosa. Será que houve falha? E de quem seria a culpa?


Tem gente que culpa o governo pelo mau treinamento. Outros culpam os direitos humanos que impedem a polícia de agir com mais “força”. Aos que pensam assim, eu digo uma coisa: na arte da guerra, a inteligência sempre vai vencer a força.


Portanto, o que a nossa polícia precisa é de uma RECICLAGEM. Isso vem sendo feito, é verdade, mas a passos lentos. Os que veem a Polícia como “Militar” ainda são muitos e lutam para manter esse rótulo.


Mas, seguimos com as faces. Será que os soldados baleados ontem estavam com coletes à prova de balas? Será que suas armas eram automáticas ou revólveres com seis tiros? ESTRUTURA, ou melhor, a falta dela vai continuar tirando vidas, independente da profissão ou classe social.


Por último, ocorre-me uma palavra que passa por todas as outras citadas acima: PLANEJAMENTO. Sem ele, nunca haverá uma boa formação, sem ele nunca teremos reciclagem e, sem ele, a polícia nunca conseguirá se estruturar.


Não adianta uma única cabeça pensar segurança. Está mais que na hora da sociedade participar e interagir com a nossa polícia. É fácil criticar o policial truculento, assim como é fácil criticar os direitos humanos pela proteção a criminosos.


O difícil é reconhecer os erros e assumir responsabilidades. Na hora das conquistas, não faltam papagaios em frente aos flashes da mídia. Desculpem-me a palavra, mas na hora da MERDA, o culpado some..


FONTE: Blog Thyago Macedo






NOTA DO BLOG: Infelizmente nós, policiais, carecemos de tudo o que o nobre jornalista relatou: Formação, Reciclagem, Estrutura e Planejamento. Vidas estão sendo ceifadas e outras estão com sequelas e nada está sendo feito para melhorar o trabalho das pessoas que se arriscam todos os dias em defesa dos direitos de pessoas desconhecidas. Não vamos deixar que nossas vidas tornem-se apenas estatísticas: "dois policiais mortos em menos de um mês".


POLICIAL BOM... É POLICIAL VIVO!

Nenhum comentário:

Postar um comentário