Páginas

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

A ACS PM RN vai ao Interior do Estado para averiguar denúncias e visitar os companheiros:


Natal, 16 de janeiro de 2011 – A Associação dos Cabos e Soldados durante o período de 06 a 10 de janeiro visitou 56 cidades do interior do Estado. O objetivo da Entidade é realizar um mapeamento da estrutura e condições de trabalho dos profissionais de segurança, principalmente nos presídios. As constatações foram estarrecedoras, sendo necessário uma ação urgente seja pelo Poder Executivo, Judiciário ou Ministério Público para onde serão encaminhados os relatórios contendo detalhes de informações que não poderão ser divulgadas pela Entidade por questões de segurança e responsabilidade.

As reivindicações mais freqüentes foram pelo aumento de efetivo, é visível a ineficiência de efetivo no interior do estado. Assim como Equipamentos de Proteção Individual - EPIs, como por exemplo, coletes. Nos presídios visitados foi constatado a insuficiência de Coletes e Armamento adequados, a entidade já levou a reivindicação em caráter de urgência ao Comando da PM que se comprometeu em enviar ainda na sexta feira passada (14) armamento e coletes suficientes para todos os presídios do Estado.

A Entidade constatou ainda que as condições de trabalho na maioria das cidades são insalubres e em alguns casos atentatórias a dignidade da pessoa humana, como por exemplo no presídio de Pau dos Ferros onde policiais são alojados como bichos numa sala, sem colchões, nem camas, sem refrigeração, sem janelas e com iluminação precárias. Em outras cidades foram encontrados prédios com instalações precárias e em alguns casos com enormes rachaduras pondo em risco a vida dos policiais e dos populares que são atendidos nesses locais.

Uma constatação que causou indignação foi de abandono da Segurança Pública pelo Governo Estadual, embora as propagandas do Governo anterior divulguem enormes investimentos na Segurança esses investimentos não chegaram ao interior. Nos prédios nos quais estão instalado o efetivo policial militar a maioria são de propriedade das prefeituras, na maioria das cidades os moveis e eletrodomésticos quando existem são de propriedade dos próprios policiais. Televisão, Geladeiras, fogões, ar condicionados, botijões de gás, água mineral e até radio de comunicação são adquiridos com “caixinhas” dos policiais militares.

Treinamento, assistência médica e psicológica também foram lembradas pelos policiais, segundo os policiais ouvidos depois do curso de formação os treinamentos são esquecidos e muitos depois de passarem por traumas psicológicos continuam trabalhando normalmente.

Fardamento, alimentação e gasolina são problemas enfrentados pelos comandantes do policiamento no interior pois muitas vezes procuram convênios com prefeitura para suprir as necessidades. No caso da gasolina, quando fornecida pelo Estado, as viaturas são deslocadas para abastecimento nas cidades sedes causando desta forma desperdício e transtornos a segurança das cidades.

Os dados do Governo passado dão conta da redução dos índices de criminalidade e de fato, os índices refletem a dedicação e compromisso dos policiais militares, mas ainda falta estrutura de trabalho e valorização profissional como plano de carreira e salários justos e compatíveis com o risco da profissão.

O relatório detalhado da situação dos presídios será entregue nesta sexta-feira, já o relatório da estrutura e condições de trabalho só será entregue no inicio de março quando termina a visita aos 166 municípios do Estado.

O trabalho da Entidade servirá ao Novo Governo para que possa adotar as medidas necessárias para adequação e providencias no sentido de melhorar a Segurança Pública. “Esperamos que providências sejam tomadas em caráter de urgência para impedir que policiais continuem morrendo por descaso e irresponsabilidade”, declara Cabo Jeoás Santos – Presidente da Associação.

Um comentário:

  1. Meu amigão clebson... Atendendo como sempre as pessoas na delegacia de portalegre com educação, simpatia e simplicidade... valeu amigo e um bom trabalho, pois você é o cara!

    ResponderExcluir