Páginas

sábado, 16 de maio de 2020

Pau dos Ferros deve reeditar disputa entre Nilton Figueiredo e Leonardo Rêgo com o PT fora da corrida majoritária


Delegado Inácio Rodrigues divulga carta e diz que abre mão da pré-candidatura em favor da Segurança Pública
gazetaadm
Publicado
  
em
 
Nilton Figueiredo e Fabrício Torquato juntos novamente/Foto: Polítcapauferrense
Por Gilberto de Sousa
O município de Pau dos Ferros, no Alto Oeste Potiguar, caminha para reeditar a acirrada disputa entre seus principais grupos antagônicos e protagonistas dos grandes embates políticos nos últimos tempos: O ex-prefeito Nilton Figueiredo(PL) vence obstáculos e deve ser o candidato para enfrentar o atual prefeito Leonardo Rêgo(DEM).
O PT, que ensaiou a possibilidade de lançar o delegado Inácio Rodrigues como alternativa, saiu da cena majoritária. O médico Francisco Nilton Pascoal Figueiredo foi prefeito em Pau dos Ferros nos períodos de 1997 a 2000 e de 2001 a 2004. Mas sempre liderou um bloco político contra o grupo do deputado Getúlio Rêgo(DEM), que nas eleições municipais de 2004, elegeu o filho Leonardo Rêgo, então o prefeito mais jovem da história de Pau dos Ferros, com apenas 28 anos.
Leonardo acabou sendo reeleito em 2008 e se firmando como liderança. Em seguida, lançou Fabrício Torquato, que era seu vice-prefeito, e venceu as eleições para o mandato a partir de 2012, contra Bráulio Figueredo, filho de Nilton.
Após ser eleito e passar a compartilhar m relacionamento tumultuado com o ex-prefeito, Fabrício rompeu com o ex-prefeito Leonardo Rêgo e recebeu o apoio do grupo de Nilton Figueredo nas eleições seguintes quando tentou a reeleição, mas acabou sendo derrotado por Leonardo.
Na oportunidade, Leonardo venceu o pleito por pouco mais de 300 votos, numa das disputadas mais acirradas da história do município do Alto Oeste.

Prefeito Leonardo Rego/Foto Reprodução

Desta feita, Nilton Figueiredo pretende entrar pessoalmente na arena, com o respaldo do apoio de Fabrício e de sua mãe, Maria Rêgo, líder dessa ala. Além disso, aposta no seu carisma e na folha de serviços prestados à cidade, sem deixar de contar com o desgaste da atual gestão de Leonardo Rego, que inclusive tem perdido muitos aliados ao longo do atual processo sucessório.Enquanto isso, estão trabalhando como opções alternativas, o médico e suplente de deputado federal, Salismar Correia, do Solidariedade, e ainda o professor Valderi Idalino(PC do B), que se sente fortalecido depois que o delegado Inácio Rodrigues, então pré-candidato a prefeito do PT, resolveu abrir mão da disputa para se dedicar a sua atividade na Segurança Pública.
Idalino estaria contando com o incentivo da governadora Fátima Bezerra(PT) inclusive na articulação de uma possível composição com o PT, que indicaria um candidato a vice. No entanto, nos bastidores há quem diga que a governadora, que não estimulou a candidatura de Inácio Rodrigues, por conta de uma dívida política exatamente com o ex-prefeito Nilton Figueiredo, também não estaria disposta a incrementar a candidatura comunista. Figueiredo apoiou a governadora, mas não teria sido contemplado merecidamente com espaços no governo em Pau dos Ferros.
Politicamente, observando a cena diante da expectativa de acirramento entre as duas principais forças políticas de Pau dos Ferros, estaria na análise desse contexto, a necessidade de a governadora contar com uma base forte no Alto Oeste, a partir de Pau dos Ferros, vislumbrando as eleições de 2022. Daí também a inclinação em pagar a dívida política com Nilton o apoiando.
Enquanto a pandemia passa, a política em Pau dos Ferros ferve nos bastidores, com conversas discretas e à distância.

Delegado Inácio Rodrigues comunica a retirada de sua pré-candidatura em carta

Delegado Inácio Rodrigues desiste de ser candidato pelo PT/Foto: Reprodução
“Nunca havia pensado em enveredar pela política, pois todas as minhas energias sempre estiveram voltadas para prestar o melhor serviço possível à sociedade na minha área de atuação. Acabei por aceitar a pré candidatura, achando que poderia contribuir para melhorar a vida das pessoas”, trecho da carta aberta do delegado Inácio Rodrigues a população de Pau dos Ferros, ao explicar sua saída do páreo, na semana passada. Veja a carta, na íntegra:
EM CARTA ABERTA, DELEGADO INÁCIO RODRIGUES ABRE MÃO DE SUA PRÉ CANDIDATURA EM PAU DOS FERROS.

Amigos e amigas,
No dia 15 de fevereiro de 2020, em escolha interna do Partido, fui honrado com a escolha para ser o pré candidato a prefeito de Pau dos Ferros pelo Partido dos Trabalhadores (PT). Confesso que como técnico da segurança pública, com 23 anos de combate ao crime organizado, nunca havia pensado em enveredar pela política, pois todas as minhas energias sempre estiveram voltadas para prestar o melhor serviço possível a sociedade na minha área de atuação. Acabei por aceitar a pré-candidatura, achando que poderia contribuir para melhorar a vida das pessoas.
Mas ai veio esse meteoro, que é a pandemia do novo Coronavirus, e nos obrigou a todos a uma reflexão interior sobre nossas vidas e destinos. Na minha profunda reflexão, percebi que a melhor forma que eu tenho de contribuir hoje para a sociedade é seguir fazendo o que sei, e fui convidado a fazer, que é segurança pública, coordenando a Polícia Civil por todo o interior do estado. Hoje, em nível da gestão, continuo partilhando essa experiência acumulada em tantos anos, no planejamento de ações, orientações aos colegas mais novos, e construções de cenários prospectivos, que facilitem o entendimento e enfrentamento do fenômeno criminoso, que independente da época, não para.
Dito isso, agradeço a todas as pessoas que acreditaram nessa possibilidade. Fiquei verdadeiramente honrado com tantos incentivos e demonstrações carinhosas, que certamente são decorrentes do reconhecimento de um trabalho duro e firme no combate a criminalidade. Abro mão dessa pré candidatura, mas continuarei servindo ao Governo Fátima, Governo que sei, mudará a história do RN para muito melhor, e torcendo pela felicidade e sucesso das pessoas de PDF, cidade que aprendi a amar e respeitar em quase 15 anos de luta.
Meu abraço a todos, e muito obrigado!
Inácio Rodrigues Lima Neto

Nenhum comentário:

Postar um comentário