Páginas

segunda-feira, 14 de dezembro de 2020

Idosa de 100 anos é internada em maca sem colchão na UPA Pajuçara em Natal

J. Moacir

A paciente Helena de França Gomes, de 100 anos, está internada há quatro dias em uma maca sem colchão na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Pajuçara, na Zona Norte de Natal.
A idosa fez uma cirurgia no início de dezembro após fraturar o fêmur. Já em casa, ela passou mal e procurou a UPA Pajuçara, onde precisou ficar internada.
Segundo Lurdes Gomes, filha de Helena, a família precisou levar lençóis de casa para que a idosa não ficasse deitada diretamente no ferro da maca.
“Na UPA ela está sendo atendida, eu só estou achando ruim a cama que ela está. Aí eu quero que tire ela daqui. É uma cama em forma de maca, coberta com um pano, sem colchão” disse a dona de casa.
De acordo com a UPA, a sala amarela, onde a idosa deveria estar internada, está lotada de pacientes com diversas doenças. A unidade afirmou que a paciente já está internada em uma poltrona, com o quadro estável.
A família pede que o município providencie um leito de UTI, tendo em vista que a idosa já está bastante debilitada. De acordo com a filha, Helena não está mais comendo e é alimentada por sonda.
Em nota, a Secretaria de Saúde de Natal informou que o fornecedor já regularizou a situação dos lençóis e que a paciente está inserida na regulação do Estado, aguardando uma vaga para ser transferida.

Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário