Páginas

quarta-feira, 18 de agosto de 2021

Secretária de Saúde, Kallianne Fernandes e a responsável técnica pelo planejamento de saúde, Márcia Holanda, juntamente com o Secretário de Governo, Jaime de Carvalho, receberam a equipe da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap)

Na tarde desta segunda (16), a Secretária de Saúde, Kallianne Fernandes e a responsável técnica pelo planejamento de saúde, Márcia Holanda, juntamente com o Secretário de Governo, Jaime de Carvalho, receberam a equipe da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) para reunião de alinhamento sobre a implantação do consórcio interfederativo, para a criação da Policlínica Regional em Pau dos Ferros.



A equipe da SESAP, composta pela secretária adjunta de estado da saúde, Maura Sobreira, a Coordenadora de Atenção Especializada e Apoio Diagnóstico (SESAP), Laiane Félix Borges, a Subsecretária de Gestão dos Órgãos e Redes de Atenção, Lyane Ramalho, apresentaram o plano do estado do RN, explicando aos gestores o processo de implantação dos Consórcios Interfederativos de Saúde e também parte dos estudos e propostas de encaminhamento para essa criação, que irá reunir os municípios em grupos para financiamento da implantação de serviços de saúde nas regiões, diminuindo custos e ampliando o acesso da população aos serviços de média e alta complexidade e outros.
Dentre as pautas, foi solicitado ao município um levantamento de demandas incluindo transporte sanitário e estudo do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI). Discutiram, também, o local de funcionamento e a carteira de serviços que serão ofertados à população. “A chegada da Policlínica em Pau dos Ferros irá suprir uma lacuna existente de especialidades médicas e o cidadão terá isso aqui, sem precisar recorrer à uma cidade maior”, pontuou a Secretária de Saúde.
A secretária adjunta de estado da saúde, Maura Sobreira, destacou: “Esse é um projeto que fortalece a regionalização. Iremos iniciar a partir das policlínicas que visam ampliar o acesso especializado ambulatorial, e, inicialmente na linha de cuidado das condições crônicas”.
Durante a reunião, também foi traçada uma estratégia para acelerar o processo de criação dos consórcios junto aos municípios, ficando agendada para o final de agosto, uma visita técnica ao Ceará, no município de Russas, onde o projeto de consórcios de Policlínicas Regionais já é uma experiência consolidada no estado. Atualmente, o projeto já conta com uma emenda parlamentar no valor de R$1.106.680,00 para equipamentos e trabalha na expectativa de funcionar para o público ainda no ano de 2022.
A apresentação também contou com a presença do Representante da UERN, Vinicius Claudino de Sá, juntamente com representantes da direção geral e administrativa do Hospital Cleodon Carlos de Andrade, assim como a gerente regional de saúde do Alto Oeste.
Policlínicas apresentadas como modelo para atenção especializada
As policlínicas regionais serão implantadas em parceria com consórcios públicos de saúde e contará com infraestrutura adequada para atender as principais especialidades médicas de interesse epidemiológico no Rio Grande do Norte, com serviços de suporte ao diagnóstico e reabilitação dos pacientes atendidos.
O consórcio regional de saúde é o modelo de gestão adotado pelo Governo do Estado para policlínicas, tomando por base os municípios localizados numa mesma microrregião de saúde para garantir a estruturação de redes de assistência e ampliar e facilitar o acesso da população aos serviços de saúde na própria região.
Os consórcios são constituídos sob a forma de associação pública, entidade autárquica e interfederativa, para a promoção de ações de saúde pública assistenciais e prestação de serviços especializados de média e alta complexidade.
O Governo do Estado participará dos consórcios em todas as 8 regiões de saúde com, no mínimo, 40% do custeio de cada policlínica. Os 60% restantes são rateados entre os municípios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário