Vítima foi encontrada na carroceria de sua caminhonete, que foi abandonada no meio do mato.
O corpo do fazendeiro Luiz Amorim Fernandes, sequestrado por dois indivíduos nesse sábado, 26, em Bacabal, foi encontrado neste domingo, 27, no loteamento Altos do Mearim.
A polícia recebeu informações de uma caminhonete abandonada no meio do mato, e se deslocou até o local para averiguar. Ao chegar no loteamento, encontrou o corpo do fazendeiro na carroceria do veículo. Ele teria sido executado, mas os detalhes ainda estão sendo analisados pela perícia.
Uma pessoa suspeita de envolvimento no crime foi presa, e prestou depoimento na delegacia de Bacabal. Um segundo envolvido está está foragido, mas a polícia está em diligências para tentar localizá-lo.
O CASO
Um fazendeiro foi sequestrado nesse sábado, 26, na cidade de Bacabal, distante 257 km de São Luís. Luiz Amorim Fernandes estava em sua fazenda, no povoado Pedra do Rumo, quando dois elementos invadiram a propriedade e o levaram em uma caminhonete Toyota Hilux, de cor cinza, pertencente à vítima
O caseiro da fazenda também foi levado pelos bandidos, mas conseguiu escapar. Ele relatou que chegou a ser amarrado e espancado pelos sequestradores.
A polícia tomou o depoimento do caseiro na delegacia de Bacabal, e espera reunir o máximo de informações para descobrir o cativeiro do fazendeiro.
Luiz da Banha, como também é conhecido, foi levado em sua caminhonete de placa FDB-2H48.
*HISTÓRICO:* A PMRN, por meio do CPRE, na área da *4ªCIPRv*, realizou fiscalizações na RN 074 patrulhamento, abordagens e revistas pessoais e veiculares.
Presidente ucraniano afirmou que forças do país seguem no controle da capital; prédio residencial foi atingido por bombardeio
A Rússia intensificou os ataques com mísseis ao centro de Kiev, capital da Ucrânia, neste sábado, 26, enquanto tenta tomar a cidade. O cerco faz parte da invasão russa ao país ordenada por Vladimir Putin, que teve início na quinta-feira. O governo ucraniano afirma que resiste ao avanço das tropas inimigas e que segue no controle da cidade.
Um dos mísseis disparados em Kiev atingiu um prédio residencial, segundo os serviços de emergência da capital. Imagens mostram o momento do impacto. Um funcionário do governo disse, segundo a agência Reuters, que a explosão não provocou mortes.
O procurador regional Eleitoral, Rodrigo Telles, emitir parecer pelo não conhecimento de consulta feita pela governadora Fátima Bezerra ao Tribunal Regional Eleitoral para saber se poderia dar o aumento de 33% aos professores sem infringir a lei eleitoral, por ser candidato à reeleição. Com negociação que se arrasta há vários dias e a greve deflagrada pelos professores. Fátima tentava saber do TRE se haveria vedação ao pleito da categoria.
O procurador ressaltou no parecer ao opinar pelo não conhecimento da consulta que o assunto não se trata de “caracterização da conduta vedada prevista no art. 73, VIII, da Lei nº 9.504/97, na hipótese de o gestor público estadual ou municipal apenas e tão-somente, ainda que em ano eleitoral, atualizar os respectivos valores nos termos fixados pela União, ainda que o índice aplicado exceda a inflação”.
Por fim diz o parecer, “não-conhecimento da consulta, em razão da formulação de questionamentos concretos, ou, subsidiariamente, o não conhecimento do primeiro questionamento, uma vez que ele não veicula material eleitoral propriamente dita”.
O caso está sob relatório do desembargador Cláudio Santos e deverá ser analisado nós próximos dias. Confira o parecer na íntegra:
Em razão do decreto 37/2022, que torna o dia 28/02 ponto facultativo, informo aos nossos servidores que antecipamos para hoje 25/02 o pagamento de toda a nossa folha. Durante todo o dia, vai estar sendo efetivado na conta de cada um de vocês.
Na manhã de hoje 24/02, a equipe de motociclistas do 4°CIPRv durante patrulamento/fiscalização, flagrou menor de idade (16 anos) na condução de motoneta Yamaha/T 115 Crypton K de placa NOC 6719 de cor vermelha. Constatado o ilícito, foi apresentado veiculo e menor a 4°DRPC para procedimentos criminais. Na oportunidade se fez presente na DP o pai do menor, onde responderá criminalmente pelo art. 310 do CTB, dos Crimes em Espécie.
A motoneta em questão, foi removida ao Pátio do Detran Pau dos Ferros, por haver pendências junto aquele órgão.
Curtindo o auge de sua carreira, João Gomes parece estar enfrentando questões pessoais que estão virando verdadeiros gatilhos para crises de ansiedade. Nesta terça (22), o fenômeno do piseiro preocupou os fãs com uma declaração ao fazer um desabafo.
Ele publicou várias fotos em Petrolina, sertão de Pernambuco, e desabafou.
"Porque só Deus sabe o quanto tava me sentindo esses dias. Meio ansioso. Com a mente cansada e quem tava próximo de mim sentia muito isso... Tava sentindo vontade de sumir e pedindo a Deus muita força", disse ele, que lota shows Brasil afora e fez o maior sucesso no verão do Espírito Santo.
No texto, ele também reflete: "Esse é um lugar que meu coração. Todo meu carinho e onde toda dedicação começou. Nem sei como terminar de escrever isso agora. Já que revelei um pouco do que penso quando fico só. Mas queria pedir a Deus para conservar e nunca deixar esquecer o que tem de mais bonito nos velhos amigos. Nas simples lembranças e o quanto eu tive vontade é fui ajudado para realizar meus sonhos".
Na manhã desta quinta-feira (24) foi registrado um acidente. Um caminhão que estava estacionado na lateral da oficina da Toyolex, em Natal, desceu a ladeira desgovernado. O motorista tentou entrar na cabine para frear, mas acabou caindo e a roda dianteira do caminhão passou por cima do ombro dele. A SAMU foi acionada no local e o homem foi atendido. O acidente acabou atingindo outros cinco veículos que estavam parados no local, uma SW4 2020, duas SW4 2019, uma SW4 2017 e uma Hilux 2018.
A luta continua firme e viva! As assembleias itinerantes seguem percorrendo todo o Estado.
As assembleias de Pau dos Ferros foram presididas pelo Presidente da APRORN Sargento Monteiro.
Confira os registros das assembleias realizadas nesse sábado (19), em Pau dos Ferros e Patú, onde os militares estaduais estiveram deliberando acerca das pautas prioritárias.
A nossa CONQUISTA será do tamanho da nossa LUTA!
📢 Próximas assembleias:
✍🏼05 de março 9h - Mossoró 15h - Assú
✍🏼10 de março 9h - Natal
As associações representativas contam com a participação de todos nesse importante momento, ao mesmo tempo que, reforçam o compromisso na luta em defesa dos direitos e garantias dos policiais e bombeiros militares do RN. A Luta Continua!
Os policiais civis do Rio Grande do Norte foram ao encontro da governadora Fátima Bezerra, na manhã desta quarta-feira, 23, cobrar dela a resolução do problema da categoria. No final da manhã, os policiais civis fizeram um ato público na entrada do Forte dos Reis Magos, onde a governadora participava de um evento.
A presidente do SINPOL-RN, Edilza Faustino, e a presidente da Assesp-RN, Priscila Vieira, entraram no Forte e conseguiram conversar com Fátima Bezerra. Elas fizeram um breve relato do impasse das negociações até agora e pediram que o Governo avalie a nova proposta apresentada e chame uma reunião ainda nesta quarta-feira.
A governadora se comprometeu em falar com o chefe do Gabinete Civil, Raimundo Alves, para que ele possa receber as entidades representativas dos policiais civis ainda hoje.
A cantora Paulinha Abelha, vocalista da banda de forró Calcinha Preta, está em coma profundo e apresenta o mais baixo grau da escala que monitora essa condição clínica. A informação foi passada pelos médicos que vêm tratando a artista, em entrevista coletiva realizada na tarde desta terça-feira (22).
Os profissionais de saúde também negaram que o quadro seja irreversível e admitiram que investigam a possibilidade da cantora ter sofrido alguma intoxicação medicamentosa.
— Ela chegou em coma, continua em coma, coma profundo. A pergunta que nos fazemos dia a dia é quais as etiologias que justificam ela estar na Escala de Glasgow 3, que é a mais baixa que se pode ter. Algumas hipóteses conseguimos excluir, como uma bactéria na cabeça. Isso é falso, não conseguimos isolar qualquer microorganismo que tenha causado esse dano renal, dano hepático e por último lesão cerebral. Essa foi a sucessão de eventos — afirmou o neurologista Marcos Aurélio Alves.
A escala de Glasgow varia de 3 a 15. Normalmente o paciente é intubado quando atinge o grau 8.
Os médicos negaram qualquer evidência de morte encefálica. Os profissionais de saúde também descartaram que o quadro de saúde de Paulinha Abelha seja irreversível.
— Não existe o conceito de irreversibilidade ainda — disse o neurologista.
Os médicos foram questionados sobre os tratamentos para emagrecer feitos por Paulinha Abelha, sobretudo com uso de diuréticos. De acordo com os profissionais de saúde, a cantora usava os medicamentos com supervisão especializada.
O diretor técnico do hospital, Ricardo Leite, explicou que foram feitos exames de imagens e nenhum deles apresentou lesões crônicas. O médico admitiu que o uso de emagrecedores em abuso realmente pode oferecer risco, “mas não parece que foi isso que aconteceu”.
Visitando o Campus da UERN de Pau dos Ferros (@ UERN - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte in Pau dos Ferros, RN) https://swarmapp.com/c/0oZkCIXtweB
Um homem faz pelo menos uma mulher refém dentro de um apartamento de um condomínio, desde a manhã desta terça-feira (22), no bairro Nova Parnamirim, em Parnamirim, na Grande Natal.
O condomínio é o Top Life, que fica localizado na avenida Maria Lacerda Montenegro.
A Polícia Militar confirmou a ocorrência, mas não repassou mais detalhes sobre o caso, porque as equipes ainda estariam no local negociando a liberação da vítima.
Um vídeo feito por câmeras de segurança do condomínio mostra policiais militares dentro do prédio, entrando em um elevador.
As informações iniciais recebidas pela PM é de que o homem e mulher são marido e esposa.
Vizinhos disseram à Inter TV Cabugi que o homem não aceitava a separação do casal. Inclusive um caminhão de mudança teria chegado ao condomínio pela manhã.
Testemunhas disseram que o homem estaria armado e relatam ter ouvido disparos.
Moradores afirmam que o caso ocorre no 13º andar do bloco 1 do condomínio.
Equipes do 3º Batalhão da PM, do Batalhão de Choque e do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) estão no local.
Uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência também chegou ao local por volta do meio-dia.
Pelo menos 11 corpos de pessoas sem identificação serão sepultados como indigentes em Mossoró após o carnaval de 2022, segundo informou a direção do Instituto Técnico Científico de Perícia (Itep) no município do Oeste potiguar.
São pessoas que morreram vítimas de crimes, de acidente de trânsito ou outro tipo de morte violenta, tiveram os corpos recolhidos pelo Itep e não foram identificadas ou procuradas por nenhum familiar. O mais antigo deles está no órgão desde 2017.
Segundo a diretora Talita Pascaly, pelo menos dois corpos foram identificados, mas familiares não compareceram para identificação oficial e retirada para sepultamento, mesmo após chamamento oficial e público. Mas a maioria dos casos é de ossadas, o que dificulta a identificação.
Ainda assim, a diretora explicou que foram recolhidas amostras de DNA de todos os corpos e eles serão inumados em covas separadas e numeradas. Caso alguma família compareça no futuro, em busca de um familiar, a identificação poderá ser feita.
"O protocolo é, quando não identificados, a família vir procurar, se identificar com possível parentesco, trazer a documentação, para a gente poder fazer a comparação. No caso das ossadas, essa comparação é através do DNA", afirmou a diretora.
A comparação também pode ser feita por meio de digital e foto do corpo, quando ainda preservado.
A Pandemia de Covid-19 tirou 4,4 anos de expectativa de vida no Brasil e antecipou em uma década a desaceleração do crescimento da mão de obra.
A crise sanitária foi um choque que deve acelerar o decrescimento da população, mas não mudar o rumo da tendência demográfica que vinha em curso no Brasil, afirmam especialistas.
Em 2019, uma pessoa nascida no Brasil tinha expectativa de viver, em média, até os 76,6 anos. Hoje vive cerca de 72,2 anos.
“O primeiro impacto da pandemia é o aumento da mortalidade e, como consequência, forte redução da expectativa de vida”, afirma a pesquisadora Ana Amélia Camarano, coordenadora do IPEA.
De março de 2020 a dezembro de 2021 houve perda de 4,4 anos na expectativa de vida:
“Isso é muita coisa. Perder 4,4 anos em 22 meses significa uma perda de vida de 0,36 ano ou quatro meses em cada mês”, argumenta. Entre 1980 e 2019 ganhou-se quatro meses por ano de expectativa de vida. Entre 2019 e 2021, perdeu-se quatro meses por mês de expectativa de vida.”
Categoria pede recomposição salarial. Ato só se dispersou após sete horas, logo depois que houve uma deliberação em que os manifestantes decidiram por uma paralisação. No entanto, cada categoria terá que decidir, em assembleia, se vai aderir ou não.
Por Carolina Caetano, Camila Falabela e Ernane Fiuza, g1 Minas e TV Globo — Belo Horizonte
Manifestante se reuniram na Praça da Estação — Foto: TV Globo
Servidores das Forças de Segurança de Minas Gerais protestaram, nesta segunda-feira (21), em Belo Horizonte, reivindicando a recomposição salarial de policiais penais, militares, civis e agentes socioeducativos.
O ato, que começou às 9h na Praça da Estação, no Centro da capital, só se dispersou cerca de sete horas depois, por volta de 16h, logo depois que houve uma deliberação em que os manifestantes decidiram por uma paralisação.
Durante o protesto, os servidores passaram por locais de grande movimento, como a Praça Sete, a Praça Raul Soares e a Avenida do Contorno. O trânsito teve que ser desviado em vários momentos, gerando congestionamentos.
Os manifestantes usaram faixas e cartazes e também houve disparo de bombas para chamar a atenção, além de gritos de guerra.
O ato como tem como objetivo pressionar o governador Zema a cumprir um acordo que fez com a categoria para recompor perdas inflacionárias dos vencimentos de policiais militares, civis e penais, bombeiros militares e agentes, no fim de 2020.
Um projeto de lei enviado à Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) previa uma recomposição de 41% para a remuneração dos profissionais da área de segurança, dividida em três parcelas: uma em julho de 2020, uma em setembro de 2021 e outra em setembro de 2022.
O governo de Minas disse que a adesão ao Regime de Recuperação Fiscal dará condições de recompor os salários (leia mais abaixo).
Encontro e carta a Agostinho Patrus
No início da tarde, os manifestantes se dirigiram à Praça da Assembleia, na Região Centro-Sul da capital. Veja nos vídeos abaixo:
Após a chegada dos manifestantes à Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), representantes dos grupos se encontraram com o presidente da assembleia, Agostinho Patrus, e outras 21 entidades.
Os manifestantes entregaram uma carta a Patrus. No documento, assinado por deputados, associações e sindicatos, os agentes afirmaram que são contra a aprovação do Regime de Recuperação Fiscal.
O presidente da ALMG disse que a Casa sempre estará de portas abertas para ouvir as demandas da categoria.
Encontro foi realizado na tarde desta segunda — Foto: Assessoria ALMG / Divulgação
Trânsito
O protesto causou reflexos no trânsito da cidade. Retenções foram registradas no cruzamento da Avenida Álvares Cabral com Rua Rodrigues Caldas, na Avenida Raja Gabaglia e na Avenida Olegário Maciel.
Veja nas imagens:
O trânsito foi fechado na Avenida Amazonas, sentido Praça Raul Soares — Foto: Lucas Franco/ TV Globo
Manifestantes passaram pela Praça Raul Soares, no Centro — Foto: Lucas Franco/TV Globo
Manifestantes seguiram até a Praça Sete — Foto: Ernande Fiuza/TV Globo
O que diz o governo de Minas
O g1 Minas procurou o governo de Minas, que informou que, "com a adesão ao Regime de Recuperação Fiscal, projeto que aguarda análise da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), o Estado terá condições de aplicar a recomposição da inflação nos salários de todas as categorias do funcionalismo público, e dar continuidade ao pagamento das dívidas herdadas, como os repasses para os municípios e os depósitos judiciais".
Afirmou também que mantém diálogo aberto com todas as categorias, levando em conta as necessidades dos servidores e o importante trabalho prestado por eles ao estado.
"Mesmo diante a todas as dificuldades financeiras enfrentadas e aprofundadas pela crise sanitária da pandemia, em 2020, foi concedido reajuste de 13% para as forças de segurança", disse.
Manifestação contou também com a Polícia Penal — Foto: TV Globo
Em nota, o Corpo de Bombeiros informou que reconhece a manifestação "como legítima e respeita a liberdade de manifestação".
Protesto teve apoio do comandante-geral
Nesta sábado (19), o comandante-geral da PM, coronel Rodrigo Sousa Rodrigues, anunciou apoio ao protesto.
Segundo o militar, trata-se de um evento legítimo e que "qualquer ato que saia do campo de uma manifestação pacífica poderá fazer com que a nossa marca seja apedrejada e dificulte a manutenção de nossa sustentabilidade".
"Continuaremos em franca negociação com o governo do estado, que já reconheceu nossas perdas inflacionárias e busca soluções para a reposição da remuneração da tropa que tem se desdobrado, inclusive na pandemia, para que o estado continue a ser referência em segurança pública".