Páginas

domingo, 20 de março de 2011

Município realiza diversas ações de combater ao mosquito da dengue


Alguns moradores da cidade de Pau dos Ferros tem sido vítima do mosquito Aedes aegypti, transmissor do vírus da dengue. Diante desta situação, a Prefeitura de Pau dos Ferros, através da sua Secretaria de Saúde, tem atuado, em diversas frentes, no combate a doença.

Desde o início do ano, várias ações já foram desenvolvidas em diversos bairros da cidade. Em atividades que envolvem as secretarias municipais de Educação; Meio Ambiente e Urbanismo; Obras e Serviços Urbanos, Assistência Social, além dos escoteiros, demolays, Polícia e do Ministério Público.

Esses diversos órgãos já percorreram vários bairros da cidade. Em visita a todas as residências, os participantes realizam buscas por possíveis focos do mosquito, dentro das casas e nos terrenos baldios.

Paralelo a esta ação, os agentes realizam o trabalho educativo, mostrando como a reprodução do mosquito pode acontecer e como, por meio de atitudes simples, como fechar bem a caixa d’água, cobrir pneus e garrafas, podemos eliminar locais de reprodução do inseto. Nesta sexta-feira, 18, a ação acontece no bairro Paraíso, ao longo de todo o dia.

Entre o mês de fevereiro e março, o “carro fumacê” esteve em Pau dos Ferros. Percorrendo todas as ruas da cidade, o veículo borrifou o inseticida, eliminando, desta forma, os mosquitos em fase adulta.

Já na Câmara Municipal um projeto de lei, enviado pela Prefeitura, foi aprovado para permitir contratação temporária de 20 novos agentes de Endemias, para aperfeiçoar o trabalho nas diversas áreas da cidade. Intensificando as ações, casa a casa, em toda cidade.

Outra ação que será desenvolvida pelo município, será uma campanha publicitária, onde, através de diversos meios, a população receberá orientações de como se prevenir da doença e como proceder diante de alguma irregularidade. O lançamento acontecerá no dia 24/03, às 17hs, como forma de apresentar, a todos os segmentos da sociedade, como a campanha será desenvolvida.

A Prefeitura disponibiliza uma linha, pela qual os cidadãos poderão realizar denúncias de locais onde, possivelmente, há reprodução do mosquito. O número (84) 3351-2505 recebe as informações que serão verificadas pelas equipes da secretaria.

A Secretaria de Saúde enfatiza que as atividades desenvolvidas pelo poder público devem ter a participação da população. Os moradores devem ficar atentos a possíveis locais de acúmulo de água. Sem a participação de toda sociedade, é impossível vencer essa batalha contra a dengue.


Nenhum comentário:

Postar um comentário