Páginas

sexta-feira, 24 de maio de 2013

CABO JEOÁS AFIRMA QUE SEGURANÇA PÚBLICA ESTÁ UM CAOS E SUGERE DECRETAÇÃO DE CALAMIDADE PÚBLICA



PMs que trabalharam na Operação Verão e no Carnaval ainda não receberam as diárias
Fonte: Jornal de Hoje 
Data: 21 maio 2013 - Hora: 18:10 - 
Por: Alessandra Bernardo
Policiais militares que trabalharam o período do Carnaval e até durante a Operação Verão, realizada entre os meses de dezembro e fevereiro passados, ainda não receberam a diária operacional. O fato, denunciado pelo cabo Jeoás dos Santos, que é lotado no 1º Batalhão, foi confirmado pelo comandante geral da Polícia Militar no Rio Grande do Norte, coronel Francisco Canindé de Araújo Silva.
“Infelizmente, é verdade. Uma parte das diárias operacionais pagas aos policiais que trabalharam nestes dois períodos, nos meses de fevereiro e março, bem como os que atuaram nos jogos dos campeonatos de futebol estadual e nacional, estão atrasadas, mas acredito que elas serão pagas em breve. Já enviamos todos os documentos necessários para isso à Secretaria de Estado do Planejamento e estamos aguardando uma resposta”, explicou.

Cabo Jeoás falou também sobre a situação dos soldados da PM que foram promovidos a cabos por critério de antiguidade, em julho de 2012, mas que até o mês passado não haviam recebido a recompensa financeira pela promoção de praças. Para ele, o descaso do Governo do Estado com a categoria reflete na situação da segurança pública, já que os profissionais trabalham insatisfeitos pela falta de reconhecimento.

“Tem caso de soldado que está na corporação há 28 anos, faltando só mais três para ele ir para reserva, ou seja, se aposentar, e nunca recebeu uma promoção na vida profissional. Já tivemos muitos colegas de farda que chegaram a esse ponto, de terem entrado na PM como soldado e ido para a reserva no mesmo cargo. Isso gera um descontentamento muito grande, uma insatisfação enorme e frustração profissional também”, disse o cabo.

No entanto, o coronel Araújo afirmou que o pagamento não tinha sido feito porque o Estado estava no limite prudencial da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) e que, por este motivo, o pagamento só foi liberado pela Secretaria de Administração no mês passado, quando uma parte dos promovidos recebeu os atrasados junto com o salário do mês.

“Uma turma já recebeu o pagamento integral dos retroativos juntamente com o salário deste mês, já a outra turma deve receber em breve, em data ainda não definida, porque o processo está correndo na Secretaria de Administração. Infelizmente, só ela é quem pode liberar esses pagamentos, de acordo com a LRF”, disse Araújo.

Para o cabo Jeoás dos Santos, o Rio Grande do Norte atravessa um período de caos na estrutura da Segurança Pública, sendo a situação ainda pior nos municípios do interior, onde as prefeituras são responsáveis por itens como alimentação, aluguel de prédios e outras coisas. Neste caso, o Estado entraria apenas com o pagamento do salário dos policiais militares.

Ele disse ainda que o descontentamento é geral e que a população sente a insegurança, principalmente quando não vê policiais nas rua. Já estes, por sua vez, estão desmotivados e mesmo diante de superação e dedicação, se sentem desvalorizados e desrespeitados, sem uma carreira nem carga horária definidas em Lei. Sem contar a crescente onda de violência contra os profissionais de segurança. Se não tem condições, então que decrete situação de calamidade pública e amenize os problemas na segurança pública”, disse.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário