Governo confirma atentados em 29 cidades; 68 suspeitos foram presos.
RN vem sofrendo ataques criminosos deste a tarde da sexta (29).
Veículos são queimados por criminosos (Foto: PM/Divulgação)
Em quatro dias, a polícia registrou 80 ataques criminosos em 29 cidades
do Rio Grande do Norte. A informação é da Secretaria Estadual de
Segurança Pública (Sesed). Desde sexta-feira (29), o estado vivencia
atentados e incêndios. Já foram presos 68 suspeitos de envolvimento nos
casos. A instalação de bloqueadores de celular na Penitenciária Estadual de Parnamirim, na Grande Natal, é apontada pelo governo como motivo dos atentados.Entre a noite de segunda (1º) e a manhã desta terça (2), novos atentados aconteceram em Natal e região metropolitana, além de cidades do interior. A última prisão aconteceu durante a madrugada, quando três homens foram detidos na capital potiguar e em Parnamirim. Ao todo, 68 estão presos. Outros suspeitos ainda foram conduzidos a delegacias para averiguação.
De acordo com a Sesed, foram registrados 80 ataques, entre eles: 46 incêndios, 19 tentativas de incêndios, sete disparos contra prédios públicos e proximidades, quatro envolvendo explosivos e três depredações. Até o momento, são 27 veículos incendiados, sendo ônibus ou micro-ônibus.
As ocorrências foram registradas em 29 cidades: Natal, Parnamirim, Macaíba, São José de Mipibu, Caicó, Currais Novos, Caiçara do Norte, Santa Cruz, Mossoró, João Câmara, Jardim de Piranhas, Assu, Tangará, São Gonçalo do Amarante, Touros, Maxaranguape, São Paulo do Potengi, Goianinha, Florânia, São José do Campestre, Canguaretama, Cruzeta, São Vicente, Tenente Laurentino Cruz, Jardim do Seridó, Pedro Avelino, Montanhas, Lagoa Nova e São Tomé.
Ônibus
Os ônibus urbanos de Natal começaram a sair das garagens às 5h30 desta terça (2). De acordo com o Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários do estado(Sintro/RN), 70% da frota está nas ruas. Nilson Queiroga, consultor técnico do Sindicato das Empresas de Transporte Urbano de Passageiros do Município (Seturn), disse que toda a frota deve estar nas ruas ainda nesta terça e que a situação deve ser normalizada. Segundo o Seturn, os prejuízos já passam dos R$ 2 milhões. A frota de ônibus na capital potiguar é composta por 712 veículos, que são utilizados diariamente por mais de 700 mil pessoas.
Em Natal, criminosos queimaram ônibus (Foto: Reprodução/Inter TV Cabugi)
TranferênciasNesta segunda, cinco detentos apontados pelo Governo do Rio Grande do Norte como chefes da facção criminosa que reivindica os ataques foram transferidos para a penitenciária federal de Mossoró.
De acordo com o governador Robinson Faria, os presos transferidos foram identificados pelo setor de inteligência da polícia potiguar após terem celulares monitorados. Ainda de acordo com o governador, outros vinte detentos serão transferidos para presídios federais em breve.
Reforço federal
O Governo do Rio Grande do Norte confirmou o apoio de mil homens do Exército e 200 fuzileiros navais no reforço às forças policiais. “O número de ataques está diminuindo e as tropas federais vêm para colaborar nas ações de combate ao vandalismo”, disse o governador Robinson Faria. Entretanto, a data para início da atuação das tropas ainda não foi confirmada.
tópicos:
- Assu,
- Caicó,
- Caiçara do Norte,
- Canguaretama,
- Cruzeta,
- Currais Novos,
- Florânia,
- Goianinha,
- Jardim de Piranhas,
- Jardim do Seridó,
- João Câmara,
- Lagoa Nova,
- Macaíba,
- Maxaranguape,
- Montanhas,
- Mossoró,
- Natal,
- Parnamirim,
- Pedro Avelino,
- Rio Grande do Norte,
- Santa Cruz,
- São Gonçalo do Amarante,
- São José de Mipibu,
- São José do Campestre,
- São Paulo do Potengi,
- São Tomé,
- São Vicente,
- Tangará,
- Tenente Laurentino Cruz,
- Touros
Nenhum comentário:
Postar um comentário