Páginas

terça-feira, 23 de novembro de 2021

Grupo de Capoeira Berimbaus do Oeste comemora 35 anos de luta, resistência e pioneirismo

 No dia 20 de novembro de 2021, o Grupo de Capoeira Berimbaus do Oeste (GCBO), comemorou pela 5ͣ (quinta) vez, (de 2016 até meados atuais) mais uma data alusiva aos seus 35 anos de existência.  Dessa vez, na praça da Matriz, local onde ocorreu a primeira roda existente do grupo e também da cidade de Pau dos Ferros no ano de 1988 .  

    

Por meio de diversas atividades culturais como maculelê, musicalidade e roda de capoeira, o grupo proporcionou uma noite cultural com momentos de bastante interação, mostrando todo o dinamismo que a capoeira traz. Na mesma data, o grupo, que é sob a coordenação do Mestre Gideão (presidente e fundador do GCBO), comemorou o dia nacional da consciência negra, que é também celebrado no dia 20 de novembro, e o dia municipal do capoeirista da cidade de Pau dos Ferros/RN, também dia 20 do 11. Estando o grupo inserido no evento intitulado “Ginga Pdf ”, promovido pela secretaria de cultura e turismo- SECULT/ Pau dos Ferros,  em alusão ao dia municipal do capoeirista, a expressão mostrou que é/foi possível o mesclar da cultura, e que esta, oportuniza aprendizagens ao passo que alguns dançam, outros jogam e cantam, e outros, a plateia externa, mantêm-se no observar do arremeço do golpe,  no avançar do  passo, da ginga, da fala e de todas as expressões corporais.  

Sendo assim, podemos dizer que a arte, capoeira, vem se mostrando cada vez mais importante para a sociedade uma vez que passa a ser uma ponte que favorece inclusão e conhecimentos corroborando para a (des) construção identitária do indivíduo na coletividade.

Estiveram presentes no evento, pais de alunos, autoridades locais, alunos de Pau dos Ferros e cidades que o GCBO atua com seus projetos por meio dos respectivos responsáveis. Estiveram reunidos, o Contramestre Pabuloso e seus alunos da cidade de Marcelino Vieira/RN; professor sensei Damião Voador com seus alunos da cidade de Luís Gomes/RN e o grupo de Maculelê da cidade de Major Sales/RN; professor Duda e alunos da cidade de Itaú/RN; formado Rodrigues da cidade de Rafael Fernandes/RN e alunos; instrutor Mateus da cidade de Tabuleiro Grande/RN com seus alunos de Itaú/RN e Tabuleiro Grande; instrutor Mickey da cidade de Sousa/PB, discípulo do Mestre Socó; estagiário Ari da cidade de Martins/RN; graduado Halison da cidade de São Francisco do Oeste/RN e alunos; graduados: Halison, Peu e os alunos do projeto de capoeira “Amigos da Comunidade”, da cidade de Pau dos Ferros/RN; estagiário Pai Helinho e seus alunos da cidade de Alexandria/RN; Neto e Raimundinho, que são dois alunos da década de 80 do GCBO. ambos, relembrando juntamente com o Mestre Gideão, a primeira roda de capoeira da cidade de Pau dos Ferros,  em 1988, no mesmo local em que ocorreu o evento. Esteve presente, também, como convidada especial, a secretária de educação, Larissa Alves.

 Em nome do Grupo de Capoeira Berimbaus do Oeste, o Mestre Gideão, agradece pelo apoio à prefeitura de Pau dos Ferros na pessoa da Prefeita Marianna Almeida, à SECULT e sua atual secretária, Marta Pontes, ao Professor Genário, à APRORN (Associação dos Policiais e bombeiros Militares do Rio Grande do Norte) na pessoa de seu Presidente Sr., Sargento Monteiro. Agradecemos, pois, à todos os que puderam se fazer presente prestigiando a data que já é uma tradição realizada pelo grupo.






 

Nenhum comentário:

Postar um comentário