Páginas

segunda-feira, 8 de novembro de 2021

Quadrilha desviou milhões de reais de contas clonadas com ajuda de gerentes de agências bancárias


Na manhã da última quinta-feira, dia 04 de novembro, a paz de um dos resorts de luxo mais concorridos do país estava prestes a ser quebrada. Eram seis da manhã quando agentes do Grupo de Operações Especiais da Polícia Civil de Pernambuco invadiram o luxuoso bangalô com diária de 5 mil reais.
Eles prenderam Max William Gonçalves Campos, o Mineiro. Max é acusado de fraudes financeiras, estelionato, falsidade ideológica e formação de quadrilha. Oficialmente, ele não tem emprego, mas na conta bancária guardava quase um milhão de reais.
Enquanto Max era preso em Pernambuco, a mais de 2 mil quilômetros de distância, outros membros da quadrilha também foram acordados pelos agentes da Operação Veritas.
No Rio de Janeiro, a Polícia Civil ficou mais de um ano investigando a quadrilha e descobriu um esquema que, só nos últimos meses, movimentou mais de 13 milhões de reais. Eles desenvolveram uma estrutura sofisticada que envolvia a participação de gerentes de bancos, dois Policiais Militares, um Policial Civil e muita tecnologia.
De acordo com as investigações, tudo era comandado por Eduardo da Costa Pereira, conhecido como Frango ou Edu Miami. Nas redes sociais, ele se apresentava como empresário e investidor. Mas essa não era a origem de tanto dinheiro. De uma sala comercial em Niterói, na Região Metropolitana do Rio, ele comandava uma verdadeira central de golpes.
Na investigação que levou à prisão de Eduardo esta semana, o que surpreendeu a polícia foi o uso de informações extraídas de bancos de dados da própria polícia.
O esquema funcionava assim: um sargento e um capitão da Polícia Militar acessavam o sistema e identificavam possíveis vítimas para os golpes. E um Policial Civil, também do Rio, buscava dados de pessoas mortas. Os três repassavam as informações para Eduardo. Depois, a quadrilha acionava seus integrantes dentro dos bancos: gerentes que participavam do esquema. Os criminosos usavam cartões de crédito clonados e cheques com assinaturas idênticas às originais.
Eles vão responder por organização criminosa, lavagem de dinheiro e estelionato, entre outros crimes.
Em nota, a Federação Brasileira de Bancos, a Febraban, disse que as instituições estão comprometidas com o aprimoramento constante dos sistemas de segurança das instituições, para garantir a eficiência das operações financeiras cotidianas de milhões de brasileiros. E que os bancos atuam em parceria com forças policiais para auxiliar na identificação e punição de criminosos.
A defesa de Eduardo da Costa Pereira afirma que aguarda o início do processo penal e acesso aos autos para se pronunciar. O Fantástico não conseguiu contato com a defesa de Max William Gonçalves Campos.

Fonte: G1
Via joão Moacir

Nenhum comentário:

Postar um comentário