Joe Biden, presidente dos Estados Unidos, fez uma visita surpresa à Ucrânia nesta segunda-feira (20/2). A viagem, não anunciada, faria parte do apoio norte-americano ao presidente ucraniano Volodymyr Zelensky na guerra contra a Rússia.
Na próxima sexta-feira (24/2), a invasão russa à Ucrânia completa um ano.
O jornalista Oliver Carroll, do The Economist, postou imagens da passagem de Biden por Kiev.
Veja:
Uma viagem para a Polônia, que faz fronteira com a Ucrânia, estava programada por Biden. De acordo com o site da revista Rolling Stone, a Casa Branca havia alegado que o presidente não cruzaria a fronteira. De fato, a presidência divulgou na noite de domingo uma programação pública para segunda-feira mostrando o presidente ainda em Washington e partindo à noite para Varsóvia. Mas ele já havia partido.
“Politicamente, essa viagem precisava acontecer”, afirmou, porém, um alto funcionário da presidência dos EUA para o site.
Biden foi visto perto da Catedral de São Miguel, na capital ucraniana, ao lado de Zelensky. Ao som de um alarme aéreo, o presidente dos EUA homenageou os mortos na guerra.
O jornal New York Times confirmou a visita, que é foi organizada de forma secreta por questões de segurança. Biden e a esposa teriam deixado Washington sem aviso prévio.
Metrópoles
Nenhum comentário:
Postar um comentário